Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

Em outubro próximo a Revista P&S comemora 35 anos. Em mais de três décadas a publicação levou informação e “ferramentas” que ajudam nossa indústria a crescer.

Para celebrar a data, a Revista P&S premiará 35 leitores com um carrinho de ferramentas da Tramontina.

Nos últimos meses a revista trouxe em suas páginas as 35 ferramentas que entrega mensalmente aos seus leitores. Quem acompanhou a publicação destas, está apto a responder o quiz on-line feito especialmente para a ocasião.

Basta acessar o hotsite com o número de assinante e responder 10 perguntas. As respostas serão aceitas até a sexta-feira, dia 4. A lista com os ganhadores sairá na terça-feira, dia 8.

Não perca tempo. Participe clicando abaixo e boa sorte!

Banner-Quiz-Game

TAGS: , , ,

Deixe seu comentário

0

Ontem, 27 de agosto, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp, divulgou o Índice de Nível de Atividade, INA, de julho. Com ajuste sazonal, o indicador, medido pela própria entidade, apresentou alta de 2% com relação a junho. Sem ele, o aumento chegou a 4%, crescimento histórico para o mês desde 2003, início da série. Julho configurou o segundo mês de alta consecutiva, o que representa recuperação da indústria paulista.

A Fiesp também revisou para cima o dado de junho, que agora é de alta de 2,7% sobre maio, diante dos 2% medidos anteriormente. Sem ajuste sazonal, o incremento foi de 0,4% para 1,4%. No comparativo com julho de 2008, no entanto, a atividade sofreu queda de 9,4%. Desempenho seguido no acumulado do ano, cuja baixa de 12,8% foi o pior resultado para o período desde 2003. No acumulado de 12 meses, retração de 7,9%.

Outro dado do levantamento, venda real da indústria, teve alta de 3,1% em julho sobre junho, sem ajuste sazonal. Perante o ano passado esse índice subiu 1,9%.

O levantamento mostrou ainda que o total real de salários pagos em julho expandiu 2,3% com relação ao mês anterior, mas caiu 2,3% no comparativo anual. Já as horas trabalhadas na produção cresceram 1% e recuaram 9,9%, respectivamente, enquanto o nível de utilização da capacidade instalada alcançou 81,1%, com ajuste sazonal, contra 80% em junho, mas ainda continua abaixo do patamar do ano anterior, de 83,5%.

TAGS: ,

Deixe seu comentário

Alguns ícones do SIC P&S

Icone Revista P&S | Por em 27 de agosto de 2009

0

Deixe seu comentário

0

Mesmo diante de números tímidos, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Abimaq – incentiva seus associados a investir. A sugestão veio do presidente da entidade, Luiz Aubert Neto, durante encontro com jornalistas, nesta tarde, para apresentar o desempenho dos diversos segmentos da nossa indústria em julho.

Aubert Neto argumentou que a capacidade produtiva está voltando aos poucos e que “2010 será um ano bem melhor, com demanda crescente”. Para o presidente, “é necessário que as empresas – mesmo as em recessão – se preparem agora para sair na frente da concorrência quando o mercado retomar os pedidos.”

De volta aos números mencionados no começo, a Abimaq apresentou o desempenho da indústria nos primeiros sete meses de 2009. Em julho, o faturamento do setor registrou queda de 9,8% quando comparado ao mês anterior. Na comparação com julho de 2008, a retração foi de – 26,3%.

No período de janeiro e julho de 2009, o faturamento real acumulado foi de R$ 34,3 bilhões, 24,3% menor que o valor acumulado no mesmo período de 2008. “Este resultado é reflexo do comportamento negativo da maioria dos setores fabricantes de máquinas e equipamentos”, disse Luiz Aubert Neto.

Então vamos aos números por setor do acumulado do ano (janeiro a julho de 2009) em comparação ao mesmo período de 2008:

Máquinas para Madeira: -71%
Máquinas-ferramenta: – 52,9%
Máquinas têxteis: – 42,2%
Máquinas agrícolas: – 41,4%
Máquinas gráficas: – 36,9%
Hidráulica e pneumática: – 35,1%
Máquinas para plástico: – 28%
Outras máquinas: – 24,6%
Válvulas: – 7,7%

A média Abimaq foi de retração de 24,3%. De acordo com a entidade, dois setores apresentaram crescimento no período: bombas e motobombas com 11,6% e bens sob encomenda com 10,1%. “Os setores positivos estão ganhado força por conta da Petrobrás”, justificou o presidente.

TAGS: , , , , , , , , , ,

Deixe seu comentário

0

Matéria publicada, nesta terça-feira, 25 de agosto, no site da BBC Brasil, com base em relatório da consultoria Economist Intelligence Unit, EIU, braço de pesquisas da revista Economist, dá conta de que o Brasil sairá relativamente ileso da crise. Quer saber o porque? Veja abaixo a integra da matéria:

Brasil sairá da crise ‘relativamente ileso’, diz consultoria

A economia brasileira deve sair da crise global “relativamente ilesa” graças às reformas feitas nesta década e o impacto “altamente benéfico” dos preços mais altos das commodities, segundo afirma um relatório divulgado nesta terça-feira pela consultoria Economist Intelligence Unit (EIU), braço de pesquisas da revista Economist.
A EIU revisou para cima sua projeção para o crescimento do PIB brasileiro em 2010, para 3,3%. No mês passado, a empresa havia estimado em 2,7% o crescimento da economia brasileira no próximo ano.
A EIU manteve, porém, sua previsão de retração de 1% no PIB do Brasil para este ano.
Segundo o relatório, o crescimento da demanda da China por commodities e o estímulo ao consumo interno devem impulsionar a economia brasileira a partir do ano que vem.
“Muitos países da América Latina foram gravemente atingidos pela crise financeira e econômica global, mas alguns sinais de recuperação já começam a aparecer, particularmente entre aquelas economias (principalmente na América do Sul) que têm uma maior exposição aos mercados asiáticos”, afirma o documento.
Recuperação
A EIU vê o Brasil como “uma das economias mais resistentes da região em 2009-2010, graças a uma base industrial e exportadora altamente diversificada e um grande mercado interno”.
Segundo o relatório, “há indícios claros de que a economia está se recuperando do choque externo, ajudada pela força do sistema financeiro doméstico, baixa inflação e programas antipobreza efetivos”.
“A recuperação relativamente rápida deve ser considerada um grande feito, já que choques externos anteriores eram frequentemente amplificados pela fragilidade financeira doméstica”, diz a EIU.
Para o relatório, as eleições presidenciais de 2010 não devem trazer instabilidade financeira ao Brasil, já que “ambos os principais partidos estão comprometidos com a solidez financeira”.
Previsões
As previsões da EIU sobre o PIB brasileiro são próximas às de vários organismos internacionais, muitos dos quais também revisaram para cima suas previsões recentemente.
Em junho, o Banco Mundial previu que a economia brasileira deve se contrair 1,1% neste ano e crescer 2,5% em 2010, enquanto a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) previu 0,8% de retração em 2009 e 4% de crescimento em 2010.
No mês passado, o FMI (Fundo Monetário Internacional) previu uma retração de 1,3% em 2009 e um crescimento de 2,5% no próximo ano.
Também em julho, a Cepal (Comissão Econômica para América Latina e Caribe) previu uma queda de 0,8% no PIB brasileiro em 2009 e um crescimento de 3,5% no ano que vem.
Clique Leia mais na BBC Brasil: Comércio na América Latina sofrerá queda ‘sem precedentes’, diz Cepal
O relatório semanal Focus, do Banco Central do Brasil, que reúne a média das previsões de cerca de cem instituições financeiras instaladas no país, mostra nesta semana uma expectativa de queda de 0,3% no PIB neste ano e um crescimento de 4% em 2010.

TAGS: , , , ,

Deixe seu comentário

0

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Abinee, divulgou nesta segunda-feira, 24 de agosto, as perspectivas do setor eletroeletrônico para o encerramento de 2009, além do balanço do primeiro semestre. E se o faturamento realizado até aqui registrou queda de dois dígitos – 13% sobre os seis primeiros meses de 2008 –, o esperado para o ano todo deve ficar em um só: retração de 2% diante da receita consolidada de janeiro a dezembro do ano passado.

De acordo com a entidade, é esperada retomada do crescimento neste segundo semestre. No momento a maior preocupação é com a entrada de novas encomendas para os segmentos que fornecem para a área de infraestrutura, como GTD – Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Telecomunicações. “Se as obras do PAC não andarem e não entrarem novas encomendas, pode haver uma crise de confiança que se alastrará para outros setores”, disse Humberto Barbato, presidente da Abinee.

Veja a íntegra dos dados e a apresentação feita durante a coletiva no Site Abinee

TAGS: ,

Deixe seu comentário

Fechamento da Revista P&S

Icone Revista P&S | Por em 21 de agosto de 2009

0

Quem acompanha o blog deve ter reparado que nos últimos dias este espaço ficou um tanto vazio. Esse intervalo tem justificativa. Erica e eu estamos trabalhando no fechamento das edições de setembro das Revistas P&S e Pack. Com isso, o tempo fica escasso pela demanda de trabalho.

Faço este post às 19h57 desta sexta-feira, dia 21, quando a Revista P&S de número 417 ganha seu recheio editorial. A pauta do mês será ventilação, refrigeração e caldeiraria.

Na segunda-feira, dia 24, retomamos os trabalhos por aqui, já informando o conteúdo da próxima edição. Promessa!

Um final de semana único para você, internauta!

TAGS: ,

Deixe seu comentário

Vídeos no Radar Industrial

Icone Revista P&S,Vídeo | Por em 19 de agosto de 2009

0

O Radar Industrial, uma das bases deste blog – assim como a Revista P&S, conta há cerca de três meses com vídeos de máquinas e equipamentos em funcionamento, além de filmagens institucionais. Com isso, o portal está mais dinâmico e oferece informação mais acessível e direta.

Por que estou escrevendo sobre isso aqui? Simplesmente porque trouxemos mais essa ferramenta para o Blog Industrial. Como você pode ver ao lado direito, agora é possível assistir aos últimos vídeos do canal do Radar Industrial no You Tube. Até este  post, são mais de 200 vídeos cadastrados!

Certamente não deixaria de “vender nosso peixe”. Convido você a assistir a uma apresentação do Radar Industrial no vídeo abaixo.

Gostou? Veja três exemplos de empresas que estão lucrando com o mundo virtual.

TAGS: , , , , ,

Deixe seu comentário

Não tão simples assim

Icone Divulgue esta notícia! | Por em 18 de agosto de 2009

0

O Fundo Monetário Internacional, FMI, divulgou nesta terça-feira, 18 de agosto, artigo de autoria de seu economista-chefe Olivier Blanchard, no qual ele afirma que a recuperação econômica global começou, mas sua sustentação vai demandar que os Estados Unidos voltem a mirar as exportações, e a Ásia, as importações: “A produção econômica potencial pode ser mais baixa do que era antes do início da crise. A recuperação não será simples, pois a crise deixou marcas profundas, que afetarão tanto a oferta quanto a demanda ainda por muitos anos”.

De acordo com Blanchard, o consumo dos EUA, que responde por cerca de 70% da atividade econômica do país e por uma grande fatia da demanda global, não voltará rapidamente ao ritmo pré-crise, já que as famílias enfrentam trilhões de dólares em prejuízo com o colapso do setor imobiliário e dos mercados acionários: “A crise financeira tornou os norte-americanos mais conscientes em relação a um tipo de risco que não tende a acontecer, mas quando acontece traz consequências devastadoras”.

Isso significa que os consumidores norte-americanos não devem retomar seu padrão de consumo acelerado e que, tanto os EUA quanto seus parceiros comerciais, terão que se adaptar a isso. Países asiáticos emergentes, especialmente a China, devem desempenhar um papel importante nessa questão. “Do ponto de vista dos EUA, uma redução do superávit em conta corrente da China vai ajudar a aumentar a demanda e sustentar a recuperação norte-americana. Isso resultará em mais importações dos EUA, o que pode ajudar a sustentar a recuperação global.”

Mas, para impulsionar a demanda doméstica, a China vai precisar proporcionar uma segurança social mais forte e aumentar o acesso das famílias ao crédito, o que encorajaria os consumidores a poupar menos e gastar mais. “Tanto uma maior demanda por importação na China quanto um yuan forte vão aumentar o valor líquido das exportações dos EUA.”

Fonte: Reuters

TAGS: ,

Deixe seu comentário

Anote na agenda! Novo Programa BNDES

Icone Economia | Por em 17 de agosto de 2009

0

Luciano Coutinho, Demian Fiocca e Luiz Aubert Neto juntos? Isso mesmo. Na quarta-feira, 19, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o presidente do Banco Nossa Caixa e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) se reunirão em São Paulo para anunciar o novo Programa BNDES de Sustentação do Investimento (BNDES PSI).

Muito tem se falado sobre este programa, que deve ajudar indústrias de pequeno e médio portes. Em nota, a Abimaq informou que na ocasião também serão abordados temas referentes ao capital de giro e cartão BNDES, além do anúncio de mais duas linhas de financiamentos para empresas e agronegócio.

TAGS: , ,

Deixe seu comentário

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

máquinas exportação importação IBGE Perspectivas Oportunidade PIB CNI máquina Revista P&S Evento Pesquisa inovação Feira Internacional da Mecânica Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial