Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

CSMATPresidente: Valdir Schick

Trace um panorama sobre o setor em 2009, inclusive com perspectivas para o fechamento do ano.

O setor de máquinas têxteis iniciou 2009 com poucos pedidos, mas a partir do primeiro trimestre começou a melhorar, de maneira lenta, mas consistente. Até o fim do ano, esperamos fechamento positivo para o setor.

E como o segmento se comportará em 2010?

Em 2010, as perspectivas são boas com a possibilidade de as empresas do segmento adquirir equipamentos novos e mais produtivos para enfrentar a alta na demanda.

Sabemos que 2008 foi ano excelente para a indústria. Quando o sr. imagina que o setor retorne aos níveis daquele ano?

2008 foi um bom ano para a indústria têxtil, mas não para o setor de máquinas têxteis. Já 2009, com o Finame mais barato, a indústria começou a comprar.

Até que ponto a crise econômica mundial afetou o segmento?

Afetou nas exportações dos produtos têxteis, não tanto no setor de máquinas. Lógico que num primeiro momento houve um impacto negativo, superado com trabalho e criatividade do empresário brasileiro. Estará à frente do mercado, tanto interno como externo, quem investir em tecnologia, qualidade, capital intelectual e pós-venda. Isso tudo com certeza trará produtividade, dando ao fabricante condições de praticar preços melhores que a concorrência.

Qual o maior problema enfrentado pelo setor hoje?

Os problemas enfrentados são muitos: alta carga tributária, dólar em um patamar muito baixo, facilitando as importações e dificultando a exportação, além disso ainda temos o produto têxtil chinês entrando a preços aviltantes somado a importações duvidosas.

Quais as soluções que a câmara busca para solucionar esse problema?

Continuaremos pedindo isenção ou a redução do ICMS e verificando importações duvidosas.

Quais os próximos passos para sustentação do segmento?

Acreditamos que tendo uma solução viável para os problemas acima mencionados, daremos um enorme passo para a sustentação do setor de máquinas e acessórios têxteis.

No tocante a novas políticas e a regulamentação para o setor, o que tem sido feito?

A iniciativa do governo via BNDES de reduzir os juros do Finame deu uma enorme alavancada no setor de máquinas como um todo, permitindo investimentos dos nossos clientes, e do setor, com máquinas novas mais produtivas. Essa medida de juros baixos não poderia terminar no fim deste ano. Deveria ter um tempo bem maior para criar desenvolvimento sustentável, o que seria muito bom para o país.

Comente o que mais considerar pertinente sobre o setor.

Temos que investir em máquinas, tecnologia, produtividade. Esta é a hora, lembrando que teremos Copa do Mundo e Olimpíadas. Esses dois eventos de nível mundial serão ótimos para o nosso setor, pois teremos uma grande demanda de produtos esportivos.

TAGS:

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios Têxteis – CSMAT

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

máquinas exportação importação IBGE Perspectivas Oportunidade PIB CNI máquina Revista P&S Evento Pesquisa inovação Feira Internacional da Mecânica Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial