Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

CSMOTORESPresidente: Maurício Niel

Trace um panorama sobre o setor em 2009, inclusive com perspectivas para o fechamento do ano.

Também fomos afetados pela crise financeira internacional. Nos primeiros meses do ano o impacto foi maior. Felizmente, no mercado interno as vendas começaram a se recuperar. Entretanto, não atingiremos o mesmo volume vendido no ano passado. Como exportamos para a América Latina, Estados Unidos e Europa, nossas vendas para o mercado externo foi muito prejudicada.

E como o segmento se comportará em 2010?

Estamos apostando que em 2010 as vendas para o mercado interno sejam quase iguais as de 2008. Nossa estimativa se prende ao fato do mercado agrícola ter voltado a crescer. Além disso, a demanda, por exemplo, de grupos geradores, em função do aquecimento da economia brasileira, com certeza aumentará também a demanda por motores.

Fale sobre a competitividade do setor nos mercados interno e externo.

Hoje, somos muito competitivos uma vez que produzimos motores estado-da-arte, cuja plataforma permite que atinjam a especificação Tier 4. Como os motores industriais no Brasil terão que obedecer a especificação Tier 2 em 2011, aqueles OEMs que usam e os que selecionarem motores brasileiros não terão que fazer nenhuma mudança nos seus projetos.

Qual o maior problema enfrentado pelo setor hoje?

O maior problema enfrentado hoje é a infraestrutura oferecida pelo país, que está sendo melhorada com as obras do Plano de Aceleração do Crescimento,PAC.

Quais as soluções que a câmara busca para sanar esse problema?

Na câmara, a despeito do progresso brasileiro na área de infraestrutura, este tema deve continuar sendo acompanhado com atenção. A câmara fará avaliações relativas à tributação diferente para motores que hoje competem com motores de geração ultrapassada.

Quais os próximos passos para sustentação do segmento?

Abertura de novos mercados e maximização do setor pelas avaliações setoriais e possibilidades de aumento de investimentos na infraestrutura do país.

O que tem sido feito para fomentar esse setor?

Monitoramento do mercado e estudos de viabilidade para implementação de novos programas relativos ao comércio exterior e projetos especiais brasileiros.

No tocante a novas políticas e a regulamentação para o setor, o que tem sido feito?

Estamos implementando uma estatística setorial e revisando normas internas para serem utilizadas no âmbito nacional.

TAGS:

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post Câmara Setorial dos Fabricantes de Motores – CSMOTORES (criada em outubro de 2009)

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

máquinas exportação importação IBGE Perspectivas Oportunidade PIB CNI máquina Revista P&S Evento Pesquisa inovação Feira Internacional da Mecânica Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial