Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

CSMAMPresidente: Frank Bender

Trace um panorama sobre o setor em 2009, inclusive com perspectivas para o fechamento do ano.

Os fabricantes de equipamentos para movimentação e armazenagem, assim como a quase totalidade de empresas de máquinas e equipamentos associadas a Abimaq sofreram um grande baque em 2009 no que se refere à entrada de pedidos e consequentemente queda de faturamento. A crise financeira mundial impactou fortemente nosso segmento no primeiro semestre. A partir do segundo semestre foi sentida forte recuperação, principalmente para os fabricantes nacionais devido ao beneficio do Finame. Acredito que o mercado total de 2009 para equipamentos de movimentação será cerca de 50% menor que de 2008, que foi o melhor ano histórico do segmento.

E como o segmento se comportará em 2010?

Para 2010 esperamos que o mercado de empilhadeiras continue crescendo, algo em torno de 10% comparado a 2009, mas ainda estaremos longe dos níveis de 2008.

Sabemos que 2008 foi ano excelente para a indústria. Quando o sr. imagina que o setor retorne aos níveis daquele ano?

Mundialmente se fala em 2015, mas no Brasil acreditamos que já atingiremos os mesmos níveis de 2008 já em 2012. 

Até que ponto a crise econômica mundial afetou o segmento?

Como já disse, o mercado de máquinas para movimentação e armazenagem sofreu muito mundialmente durante a crise. Fabricantes de máquinas já sabem que este é um segmento que historicamente reage mal em períodos de crises. Isso já ocorreu em diversas crises ou guerras mundiais, como por exemplo a crise mundial do petróleo, guerra do golfo, apagão de energia no Brasil, bolha da internet etc, mas nunca se havia observado uma queda de mercado tão grande como ocorreu durante a crise financeira mundial. Desta vez estamos falando de uma queda brusca de 50% de mercado de um ano para o outro.

Fale sobre a competitividade do setor nos mercados interno e externo.

A Abimaq luta muito para que o empresário brasileiro, e neste caso me refiro aos fabricantes de máquinas e equipamentos nacionais, tenha isonomia em relação aos nossos concorrentes fabricantes de máquinas de outros países. Se tivéssemos condições de competir de igual pra igual com nossos concorrentes estrangeiros (juros, acesso ao crédito, câmbio supervalorizado, carga tributária), poderíamos afirmar que seríamos extremamente competitivos. Fala-se muito em fabricantes chineses, preços baixos etc, mas é certo que se um fabricante chinês ou de outro país qualquer tivesse que se instalar no Brasil, ou melhor, tivesse que trabalhar com as mesmas condições que as empresas instaladas aqui, também seriam muito menos competitivas . 

Qual o maior problema enfrentado pelo setor hoje?

Certamente os maiores problemas para o setor de máquinas e equipamentos são: falta de crédito, juros altos cobrados pelos bancos brasileiros, carga tributária e câmbio valorizado. Esse conjunto de problemas, dentre outros, impede que os fabricantes de máquinas e equipamentos de forma geral consigam competir no mercado externo.

Quais as soluções que a câmara busca para sanar esse problema?

Na verdade esse desafio não é só da nossa câmara, mas da Abimaq como um todo, já que é um problema que afeta todo o segmento de bens de capital. A entidade vem realizando um excelente trabalho nesse sentido e já contabilizou grandes conquistas, como novas linhas de financiamento para os associados, incentivo do governo em investimentos em máquinas como o Finame, Leasing, Finame Agrícola, redução da alíquota do IPI etc. A Abimaq também já conquistou seu espaço no conselho de desenvolvimento econômico e social, onde defende os pleitos do setor em geral e das empresas associadas em particular.

Quais os próximos passos para sustentação do segmento?

Acreditamos que o segmento de máquinas para movimentação e armazenagem ainda deverá crescer muito no Brasil, pois se compararmos o nosso PIB com o de outros países, bem como o mercado de máquinas do Brasil em relação aos mesmos países, concluiremos que ainda há muito espaço para avançar. Ainda há muita movimentação e armazenagem de material feita de maneira totalmente não profissional, insegura e não competitiva. E esse é nosso grande desafio: ajudar nossos clientes a melhorar cada vez mais sua competitividade com a mecanização dos seus processos de movimentação e armazenagem.

O que sido feito para fomentar esse setor?

A cada ano que passa existem novas feiras de logística regionais aparecendo no Brasil, bem como novos canais de informação de mídia eletrônica e impressa, o que ajuda muito na divulgação de qualquer segmento que seja. Além disso, as empresas do segmento se esforçam muito no intuito de divulgar, ensinar e demonstrar os benefícios de se movimentar e armazenar materiais de forma correta em relação ao aumento de competitividade, produtividade, segurança etc.

No tocante a novas políticas e a regulamentação para o setor, o que tem sido feito?

Estamos nos reunindo periodicamente na Abimaq para tentar avançar no quesito regulamentação para o setor de máquinas e equipamentos para movimentação, com uso adequado dos equipamentos, normas de emissão de gases em ambientes fechados, manutenção adequada dos equipamentos etc.

TAGS:

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post Câmara Setorial de Movimentação e Armazenagem – CSMAM

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

máquinas exportação importação IBGE Perspectivas Oportunidade PIB CNI máquina Revista P&S Evento Pesquisa inovação Feira Internacional da Mecânica Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial