Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

CSENPresidente: César Prata

Trace um panorama sobre o setor em 2009, inclusive com perspectivas para o fechamento do ano.

2009 é um ano com a cara de 2007. O setor de máquinas enfrentará uma redução de 15% a 20% sobre 2008, portanto com resultados similares aos de 2007. Especificamente sobre o setor naval e offshore há um lado positivo: não houve cancelamentos de projetos. Todos os navios e plataformas em construção ou em planejamento continuam em andamento. O lado negativo são os atrasos de todas as licitações e contratos da Petrobras e da Transpetro.

E como o segmento se comportará em 2010?

O ano eleitoral deverá acelerar algumas encomendas. Acreditamos em uma elevação no volume de negócios da ordem de 10%, resultado ainda abaixo dos alcançados de 2008.

Sabemos que 2008 foi ano excelente para a indústria. Quando o sr. imagina que o setor retorne aos níveis daquele ano?

Creio que 2012, se o governo atentar para mais conteúdo local nas obras.

Até que ponto a crise econômica mundial afetou o segmento?

Pouco afetou se olharmos apenas o número de projetos em andamento. No entanto, a voracidade dos nossos concorrentes estrangeiros aumentou por conta da maior recessão nos seus países de origem. Outro fator importante é o cambio, que conspira contra a fabricação local.

Fale sobre a competitividade do setor nos mercados interno e externo.

Máquinas e equipamentos brasileiros são muito competitivos se olharmos o número de horas consumidas para fazermos o mesmo produto aqui e comparando com as horas gastas no resto do mundo. Somos muito mais eficientes que os chineses. A nossa qualidade também supera a chinesa e, em alguns segmentos a americana, mas sucumbimos no custo Brasil. Hoje, exportamos cerca de 20% do que produzimos graças a nossa qualidade, não ao preço.

Qual o maior problema enfrentado pelo setor hoje?
 
Tributação excessiva: temos enorme carga tributária sobre máquinas e somos o único país que tributa o investimento em uma máquina que vai produzir bens, empregos e riquezas. E como temos uma cadeia produtiva de muitas etapas, os impostos incidem várias vezes sobre nossos insumos.

Juros altos:  nossa taxa Selic, mesmo depois da forte queda, ainda está vinte vezes mais alta que os juros europeus e americano hoje. Isso afeta nossos custos de produção de máquinas pelo custo do capital de giro e, principalmente, naqueles bens de prazos longos de fabricação, onde acabamos financiando o cliente e o governo que por vezes recebe nossos impostos até antes de recebermos o pagamento do cliente.

Leis trabalhistas: nossas leis são da “Era Vargas”. São sempre pró-trabalhador em detrimento de crises, interesses nacionais, lei da oferta e procura, concorrência externa etc. E os encargos sociais e custos rescisórios são elevados.

Infraestrutura:  não há ferrovias, portos, navios de cabotagem, navegação interior, dutos, aviões e estradas suficientes para o escoamento eficiente e barato da produção. Isso encarece a atividade. Nossas comunicações e transmissão de dados são lentas quando comparadas às dos países industrializados que concorrem conosco.

Falta de isonomia: contra a importação de navios há uma enorme barreira tarifária que protege os estaleiros locais. No entanto, para se importar as máquinas que os equipam, não há barreiras. Nossos concorrentes de fora chegam sem tributos e com subsídios de seus países de origem. Por isso, somos produtores apenas de cascos. A parte inteligente, a começar pelo projeto, quase sempre vem de fora.

Câmbio: é livre, dizem. Porém, os juros altos e a forte exportação de commodities acabam provocando grande entrada de dólares que supervalorizam nossa moeda e nos colocam em desvantagem competitiva com relação ao resto do planeta.

Judiciário lento: quando um cliente não paga e o assunto vai para na justiça, é quase como se tivéssemos que transferir a dívida para um tipo de fundo perdido. Demora muito, e nem sempre se resolve.

Quais as soluções que a câmara busca para sanar esse problema?
 
O setor não está regulado. Cobramos uma política de governo. A exemplo: que concedam ao navipeças local as mesmas barreiras tarifárias já praticadas em todos os demais segmentos brasileiros, como da indústria automotiva, por exemplo; que nas compras estatais, exijam mais conteúdo local nos contratos, pois quando os fornecedores são locais, um-terço do valor dessas compras volta para o governo em impostos, sem falar no impacto social; que os financiamentos do BNDES, Banco do Brasil sejam 100% da parte nacional dos empreendimentos, deixando as importações serem financiadas pelos países de origem dos fornecedores interessados, já que não faz sentido usar dinheiro nosso para criar empregos lá fora.

O que tem sido feito para fomentar esse setor?

O BNDES tem sido um grande aliado. Podemos adquirir e vender máquinas com financiamentos de até 10 anos, com carência de até 2 anos e com juros anuais de 4,5%.  Isso já foi feito, está em vigor e creio que foi a principal conquista do setor.

Comente o que mais considerar pertinente sobre o setor.

Todas as atividades ligadas ao petróleo no Brasil têm uma perspectiva razoável sob o ponto de vista do volume de negócios nos próximos 20 ou 30 anos. Essas boas previsões, todavia, contrastam com a possibilidade de fortes importações de máquinas e equipamentos por conta do câmbio e do custo Brasil, e com prováveis atrasos nas obras, que diluirão encomendas ao longo de períodos maiores que os anunciados em palanques. E por falar em palanques, não me parece que este governo queira ainda discutir ou tratar assuntos estruturais polêmicos. Sinto um certo clima de “fim de festa” nos interlocutores que estão no poder há quase dois mandatos. Os últimos governos que se sucederam calcaram suas gestões sobre os mesmos pilares de juro alto, dólar baixo e máquina governamental cada vez mais pesada. O resultado dessas políticas fez com que o país se desindustrializasse gradativamente ao longo dos últimos 25 anos, e se tornasse o grande produtor e exportador de commodities que é hoje. Não houve nem o cuidado de cobrar contrapartida, geração de empregos e riquezas daqueles que exploram jazidas do nosso subsolo. Essas atividades, tanto em minério como em petróleo, são finitas, impactantes, não sustentáveis e por isso deveriam deixar forte legado em atividades substitutas a elas mesmas, já que um dia acabarão…e em educação, infraestrutura e defesa, por exemplo. Essas mesmas commodities ao serem exportadas provocam forte entrada de dólares, que derrubam sua cotação e tornam nossa produção de máquinas locais ainda mais desinteressante. O que queremos ser? Um México, que exporta petróleo e vende mão de obra na fronteira americana, ou uma Alemanha, que não tem um pingo de petróleo mas tem uma fortíssima indústria? Ao olharmos Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, desses países não deveríamos ter dúvidas. Se tivermos a sorte de saber eleger bem nossos próximos governantes e se eles tiverem a visão de futuro que precisamos, seremos novamente a quinta ou  sétima potência industrial do mundo como já o fomos nos anos 80.

TAGS:

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post Câmara Setorial de Equipamentos Navais e de Offshore – CSEN

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

máquinas exportação importação IBGE Perspectivas Oportunidade PIB CNI máquina Revista P&S Evento Pesquisa inovação Feira Internacional da Mecânica Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial