sacolasNova lei das sacolinhas plásticas passa a valer em São Paulo a partir deste domingo (05), mas entidades pedem a prorrogação do prazo. A Associação Comercial de São Paulo e a Fecomercio querem que a fiscalização nos supermercados seja adiada.

A alegação é de que os estabelecimentos não foram bem informados e precisam de mais tempo para se adaptarem às novas sacolinhas, que são feitas de material renovável. O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti ressaltou ainda que os pequenos comércios não estão confiantes para iniciar a mudança. Supermercados e o comércio em geral vão ser obrigados a fornecer sacolas verdes, que deverão ser usadas depois para a reciclagem de resíduos secos.

Os comerciantes que não cumprirem as novas regras estão sujeitos a multa que pode variar entre 500 e dois milhões de reais. A fiscalização vai ficar a cargo do Departamento de Gestão Descentralizada da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. A proibição das sacolinhas comuns foi regulamentada no dia 7 de janeiro e a escolha de um novo modelo foi feita no início de fevereiro deste ano.