Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

Prêmio da Dow reconhece projetos acadêmicos que apresentam soluções inovadoras para um mundo mais sustentável

Hoje, 15 de dezembro, a Dow Brasil premia as vencedoras da terceira edição do Desafio Estudantil de Inovação e Sustentabilidade que reconhece trabalhos acadêmicos de pesquisa que busquem soluções sustentáveis para alguns dos maiores desafios sociais, econômicos e ambientais do planeta. Três trabalhos da Universidade de São Paulo (USP) receberam prêmios de R$ 18.000,00 a serem pagos pela Fundação Dow, sediada nos Estados Unidos.

“Soluções sustentáveis não são apenas um impulso aos negócios e à inovação, são a chave para resolver os desafios mais urgentes do mundo”, disse John Biggs, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow. “Eu falo por todos na Dow quando digo o quanto estamos orgulhosos em reconhecer o pensamento inovador e a colaboração apresentada por uma nova geração de cientistas e líderes trabalhando juntos em direção a um futuro mais sustentável”, conclui.

Iniciado em 2009, em alinhamento às Metas Globais de Sustentabilidade da Dow 2015, o Desafio Estudantil de Inovação e Sustentabilidade ocorre por meio de parcerias da Dow com oito universidades – quatro nos Estados Unidos e quatro em outras regiões do mundo, dentre elas a USP, no Brasil. Os 46 vencedores do prêmio global foram selecionados por meio de um processo interno das universidades participantes com a orientação de critérios fornecida pela Dow. Alice Dantas Brites, Thalita Peixoto Bass e Ana Luiza Silva Spínola foram as representantes brasileiras selecionadas por suas pesquisas.

As pós-graduadas reconhecidas foram:

Alice Dantas Brites, com sua dissertação “Monitoramento dos efeitos ecológicos e socioeconômicos da comercialização de produtos florestais não madeireiros”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP.

Dra. Ana Luiza Silva Spínola, com sua tese “Inserção das áreas contaminadas na gestão municipal: desafios e tendências”, defendida na Faculdade de Saúde Pública.

Thalita Peixoto Basso, com sua dissertação “Atividade celulolítica de fungos isolados de bagaço de cana-de-açúcar e serapilheira em comparação com cepas de Trichoderma reesei, defendida na ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.

Além destes três ganhadores, a Comissão indicou para Menção Honrosa os seguintes três acadêmicos:

Aloisio Coelho Junior, com sua dissertação “Otimização da criação de Anagasta kuehniella(Zeller, 1879), hospedeiro alternativo de Trichogramma spp., baseando-se na temperatura, densidade larval e concentração de dióxido de carbono”, defendida na na ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.

Dr. Marcelo Chuei Matsudo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, com o trabalho “CO2 from Alcoholic Fermentation for Continuous Cultivation of Arthrospira (Spirulina) platensis in Tubular Photobioreactor Using Urea as Nitrogen Source”, publicado no Biotechnology Progress Journal.

Mauro Prato, com a dissertação “Ocorrência natural de sexuados, produção in vitro de rainhas e multiplicação de colônias em Tetragonisca angustula (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)” defendida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

 

TAGS: , ,

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post Dow premia trabalhos da USP em Inovação e Sustentabilidade

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

máquinas exportação importação IBGE Perspectivas Oportunidade PIB CNI máquina Revista P&S Evento Pesquisa inovação Feira Internacional da Mecânica Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial