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* Romilton Santos  
O Dia Mundial da Água foi criado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 e é comemorado desde 22 de março de 1993. Água remete a saúde, limpeza, sustentabilidade.A sustentabilidade está ligada diretamente ao Triple Bottom Line, que representa a necessidade de uma organização avaliar o seu desempenho sob três diferentes perspectivas: ambiental, social e econômica. Ou seja, qual a capacidade de uma organização se manter ativa e gerando valor para a sociedade e o meio ambiente em longo prazo.

Para empresas do setor de limpeza profissional, esta responsabilidade é ainda maior. Limpar, em si, é um ato de defesa do meio ambiente. Mas é preciso garantir que os procedimentos, os equipamentos e produtos corram na mesma direção. E este é um dos papéis da Abralimp – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional: fortalecer o conceito de sustentabilidade no mercado.

A cadeia produtiva da limpeza profissional é composta por distribuidores de máquinas e equipamentos; distribuidores de descartáveis e produtos; fabricantes de máquinas; fabricantes de equipamentos, acessórios e dosadores; fabricantes de químicos; fabricantes de descartáveis; prestadores de serviços e usuários. Cada mercado tem se movimentado para atender à nova demanda, investindo na produção de materiais mais sustentáveis.

Essa responsabilidade começa desde a adequação dos meios e recursos produtivos com consumo consciente de energia, minimização de poluentes a serem lançados na atmosfera, da quantidade de efluentes e resíduos sólidos gerados e a não contaminação do solo e da água. Além disso, há políticas e procedimentos com o fim de não gerar passivos ambientais. A ordem é reduzir, reciclar e reutilizar.

No caso das prestadoras de serviços, o foco é na otimização dos processos operacionais para reduzir consumo de produtos de limpeza e tempo de utilização de máquinas. Além disso, é imperativo manter um quadro de colaboradores com mão de obra qualificada para a execução deste tipo de trabalho.

Nesta frente, a Abralimp entra com os treinamentos da Uniabralimp – Unidade de Formação Profissional da Abralimp, para educação e capacitação de profissionais. Afinal, de que adianta uma empresa dispor de equipamentos de última geração, se o operador não sabe utilizar metade de suas funções?

Os usuários finais de serviços de limpeza, os chamados facilities, de setores como o industrial, de hotelaria, educação, instituições financeiras, shopping centers e instituições médico-hospitalares devem buscar em seus fornecedores os mesmos comprometimentos. Uso de produtos químicos verdes, descartáveis cujo custo-benefício seja em prol do meio ambiente, máquinas e equipamentos que economizam recursos e outras possibilidades de redução dos impactos ambientais são práticas que levam à garantia do tripé da sustentabilidade, cada vez mais inerente às organizações modernas.

A operação de limpeza não é mais executada por pessoas sem treinamento. Somos o segundo segmento que mais emprega no País. São 1,5 milhão de pessoas trabalhando com carteira assinada. Com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 para acontecer no País, temos que aproveitar este grande momento para mostrar as melhores práticas de limpeza e sustentabilidade no mercado de asseio e conservação, que vem participando de forma cada vez ativa da economia brasileira.

* Romilton Santos é presidente da Abralimp – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional

 

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SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

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