Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

Feimafe 2009: saldo positivo

Icone Feira | Por em 26 de maio de 2009

0

Geral do último dia da Feimafe 2009 (Foto: Thiago Italiano Albuquerque)

Geral do último dia da Feimafe 2009 (Foto: Thiago Italiano Albuquerque)

Os mais entusiastas preferem dizer que a 12ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura, Feimafe, e a 10ª Feira Internacional do Controle da Qualidade, Qualidade, foram um divisor de águas depois de um período em que a indústria nacional parece se recuperar do baque da crise financeira mundial. Outros são mais contidos e afirmam apenas que as feiras mostraram um reaquecimento do mercado. O fato é que entre os dias 18 e 23 de maio o Pavilhão do Anhembi recebeu mais de 66 mil pessoas, em sua maioria compradores de máquinas-ferramenta. E, certamente, negócios foram fechados.

. Assista vídeos da feimafe 2009 

. Confira alguns lançamentos da feira aqui

 

Eduardo Trevisan, gerente de marketing da Deb’Maq, conta que a empresa investiu muito no estande e no maquinário exposta, mas estava com baixa perspectiva quanto à Feimafe. “Viemos bem cautelosos, com a expectativa baixa mesmo, mas fomos surpreendidos. O público está muito qualificado e os negócios estão acontecendo”, disse, sem citar números de vendas, mas comparando as negociações efetivadas às da Feimafe 2007.

De acordo com a assessoria das Indústrias Romi, até o último dia da feira,  cerca de 20 máquinas-ferramenta haviam sido negociadas nas 20 salas de reuniões montadas no estande – sem dúvida um dos maiores do evento.

Já a Cosa Intermáquinas vendeu apenas no primeiro dia dez máquinas, totalizando um montante de R$ 3,8 milhões. “Nossa meta é comercializar trinta máquinas”, contou o diretor, Marcos Antoniazzi. “A feira é uma oportunidade única de ampliar nossos negócios, de trazer novos clientes e relacionamentos, especialmente em tempos de crise.”

Eduardo Trevisan, gerente de marketing da Deb'Maq (Foto: Kleber Pinto)

Eduardo Trevisan, gerente de marketing da Deb'Maq (Foto: Kleber Pinto)

A Kone Máquinas não só trouxe equipamentos modernos, como ofereceu descontos de até 25% nos preços de todo o seu catálogo. Luiz Osvaldo Sanfelice, responsável pelo marketing da empresa, disse ao Blog Industrial: “Acreditamos que a partir de junho as coisas melhorem de verdade”.

Fabricante e importadora de tornos, furadeiras e fresadoras, a Kone recebeu muitas consultas na Feimafe. “Já vendemos quatro equipamentos”, destacou Sanfelice na quinta-feira, 21.

Visibilidade internacional

Esta edição contou com 52 companhias estrangeiras, de 30 países das Américas, Europa e Ásia, com destaque para Alemanha, Espanha e Itália, que aumentaram suas participações.

No pavilhão italiano apresentam-se 40 empresas, com apoio do Instituto Italiano para Comércio Exterior, ICE, e da Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas-Ferramentas e Sistemas Integrados, Ucimu. As entidades reforçam o interesse em fomentar negócios entre os fabricantes dos dois países e estimular a troca de inovações tecnológicas. “A Itália está analisando os mercados menos envolvidos na crise e Brasil, China e Índia são os mais favorecidos para futuros investimentos italianos ao fim de 2009, início de 2010″, afirmou o diretor do ICE-Brasil, Giovanni Sacchi.

As 12 empresas do pavilhão francês apresentam suas mais recentes tendências de tecnologias que integram os processos de produção e desenvolvimento de soluções sob medidas. “Equipamentos de tecnologia de ponta ainda não são produzidos pelos fabricantes brasileiros devido aos altos investimentos que representam. Isso torna o Brasil um mercado bastante atraente para as empresas francesas para trabalhos em parceria”, disse a gerente do setor de bens industriais da Ubifrance da Missão Econômica da França em São Paulo, Cristina Afonso.
No geral, o saldo da Feimafe foi positivo. Das empresas entrevistadas pelo Blog Industrial, 90% acreditam que o segundo semestre de 2009 será melhor que o primeiro. Para alguns, os resultados já apontam neste final de maio.

TAGS: , , , ,

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post Feimafe 2009: saldo positivo

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

negócios infraestrutura máquinas exportação Perspectivas IBGE importação PIB CNI Revista P&S inovação máquina Evento Pesquisa Feira Internacional da Mecânica Site P&S Artigo Radar Industrial Investimento FIESP meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado tecnologia Economia Feimafe Feira indústria