Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

Presidente: Carlos Gaigher

Trace um panorama sobre o setor em 2009, inclusive com perspectivas para o fechamento do ano.

Provavelmente o setor ficará abaixo de 2008, porém já temos boas perspectivas para 2010, inclusive com um bom volume de pedidos em carteira para o próximo ano.

E como o segmento se comportará em 2010?

O que tudo indica é que em 2010 já sentiremos reflexos da retomada que está acontecendo neste ano, mas os investimentos ainda não estão totalmente liberados, conforme planejado, o que deve acontecer de maneira mais importante a partir do ano que vem.

Sabemos que 2008 foi ano excelente para a indústria. Quando o sr. imagina que o setor retorne aos níveis daquele ano?

Se tudo continuar caminhando bem, com os investimentos públicos em marcha e sem surpresas, talvez 2011 seja um bom ano.

Até que ponto a crise econômica mundial afetou o segmento?

A crise afetou a todos da mesma maneira: contenção dos investimentos, redução das despesas, falta de liquidez e expectativa de paralisação da economia. Mas com certeza outros segmentos foram bem mais afetados como, por exemplo, as montadoras.

Fale sobre a competitividade do setor nos mercados interno e externo.

O segmento de vedações no Brasil tem players globais com alta tecnologia e estrutura bastante competitiva para fornecimento aos usuários finais e OEMs locais, bem como Mercosul e demais países.

Qual o maior problema enfrentado pelo setor hoje?

Imagino que para todos o maior problema é a carga fiscal.

Quais as soluções que a câmara busca para sanar esse problema?

Busca a revisão das classificações com um planejamento tributário e também atuar por meio da Abimaq de forma organizada junto ao governo, pois a entidade detém experiência na condução desses assuntos, tendo tido ao longo dos anos bons resultados.

Quais os próximos passos para sustentação do segmento?

O desenvolvimento tecnológico é cada vez mais importante e a troca de conhecimento não só dos produtos, mas dos diferentes segmentos de mercado para aplicação dos nossos produtos e tecnologia.

Comente o que mais considerar pertinente sobre o setor.

Acredito que cada vez mais as políticas que visam a preservação ambiental, a manutenção dos nossos recursos naturais e a segurança das atividades consideradas criticas demandaram mais e mais da indústria de vedação, e esse desafio já esta sendo vencido porque a cada ano vemos novos desenvolvimentos que buscam eficiência e competitividade.

TAGS:

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post Câmara Setorial dos Fabricantes de Vedações – CSVED (criada em outubro de 2009)

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

máquinas exportação importação IBGE Perspectivas Oportunidade PIB CNI máquina Revista P&S Evento Pesquisa inovação Feira Internacional da Mecânica Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial