Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

totvsA TOTVS Consulting — braço de consultoria estratégica em gestão da maior empresa de tecnologia do Brasil — apoiou o processo de diagnóstico e amadurecimento da agenda ESG na unidade brasileira da Owens-Illinois (O-I), maior fabricante de embalagens de vidros do mundo. Num trabalho conjunto, foram diagnosticadas as práticas positivas e mapeadas as oportunidades de melhoria da companhia americana com relação aos pilares ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) em suas operações no Brasil.

A TOTVS é signatária do Pacto Global da ONU desde 2014 e a consultoria estratégica ESG, lançada em 2021, foca sua operação no âmbito de sustentabilidade no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura, investindo em tecnologia para criar produtos, serviços e modelos de negócios que promovam uma infraestrutura sustentável, moderna e resiliente, sempre focando em promover uma produtividade também sustentável.

A imersão da equipe da TOTVS Consulting para fazer o diagnóstico do estágio de amadurecimento do ESG na O-I envolveu várias áreas e um trabalho profundo de análises e avaliações. “Nos baseamos na Jornada Digital da Sustentabilidade, materializada em um trabalho de engajamento, com webinars e workshops. Na sequência, iniciamos o trabalho de mapeamento de questões, que deu origem a um questionário de quase 300 perguntas para entender exatamente o que O-I já faz e identificar acertos, lacunas e pontos de melhoria”, explica Valdemir Marques, diretor da TOTVS Consulting.

A Jornada Digital da Sustentabilidade tem como objetivo ajudar empresas que querem iniciar ou avançar suas práticas de sustentabilidade empresarial, de forma estruturada e estratégica para o seu negócio, ampliando o conceito prático do ESG e estabelecendo uma agenda importante e contínua sobre o tema. No processo com a O-I, também foram realizadas entrevistas para definir o que deveria ser priorizado no momento de aplicar o questionário e para engajar a equipe a respeito da importância do tema para o desenvolvimento sustentável da empresa. O trabalho deu origem a um relatório com o diagnóstico final, apontando alternativas para aprimoramento.

A O-I produz vidro, que tem reciclagem infinita. A coleta de cacos para aumentar a reciclagem diminui a necessidade de extrair recursos naturais. Esse processo pode se integrar diretamente ao pilar ambiental e também ao pilar social do ESG, já que impacta tanto as comunidades onde estão instaladas as plantas da companhia, quanto os lugares onde há o consumo do produto final embalado em vidro. Essa visão fez com que o tema da sustentabilidade fosse naturalmente relevante para a O-I. Neste sentido, uma das recomendações da TOTVS Consulting foi a estruturação dessa atuação em alinhamento aos ODS definidos pela ONU.

“A TOTVS Consulting trabalhou lado a lado com o time da O-I em todo o processo. Durante a aplicação do questionário, nós já conseguimos refletir sobre o que fazíamos certo e os pontos que precisavam de atenção para aprimorarmos e criarmos indicadores locais alinhados às metas globais da empresa”, destaca destaca Hugo Ladeira, presidente da O-I. “Felizmente, constatamos que temos indicadores em nível avançado, que caminham juntos a outros players do mercado e estão alinhados ao que os nossos clientes têm aplicado”, prossegue.

Com quatro plantas espalhadas pelo país e mais de 70 em todo o mundo, a O-I tem o desafio de aplicar as práticas a unidades com culturas e realidades diferentes. O trabalho de consultoria da TOTVS ajudou a multinacional justamente nesse sentido, para definir diretrizes e nortear o trabalho que será feito do zero em duas novas unidades a serem inauguradas no Brasil.

Como próximos passos, a O-I utilizará os dados coletados durante a realização da Jornada Digital da Sustentabilidade para definir um plano de ação, estruturar sua agenda ESG no Brasil e contribuir para o desenvolvimento sustentável de suas operações no país, materializando o trabalho em negócios reais. “O amadurecimento da cultura ESG em uma empresa é uma jornada que demanda resiliência, engajamento e investimento, mas com resultado muito compensador”, pontua Valdemir Marques. Clique aqui para saber mais sobre a TOTVS Consulting.

TAGS: , ,

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post TOTVS Consulting contribui para diagnóstico e aceleração de agenda ESG na Owens-Illinois

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

máquinas exportação importação IBGE Perspectivas Oportunidade PIB CNI máquina Revista P&S Evento Pesquisa inovação Feira Internacional da Mecânica Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial