Associação Latino Americana de Fundição ganha corpo e liderança brasileira
Inauguração,Perspectivas | Por em 13 de outubro de 2009
O Brasil é considerado o 7º maior produtor mundial de fundidos e lidera a criação da Associação Latino Americana de Fundição (Alaif). A iniciativa é comandada por Devanir Brichesi, presidente da Associação Brasileira de Fundição (Abifa).
O início dos trabalhos da Alaif foi formalizado em setembro deste ano, com a participação de um representante das fundições argentinas, Ricardo Velasquez, e de um representante mexicano, Vicente Berlanga, no jantar em comemoração aos 40 anos da entidade brasileira, realizado durante a Feira Latino Americana de Fundição (Fenaf 2009).
Segundo a Alaif, o setor de fundição faturou no Brasil cerca de US$ 11 bilhões em 2008, com produção de 3,35 milhões de toneladas, desempenho 3% superior que o volume produzido em 2007. Com cerca de 1.400 empresas, que geram 57 mil empregos, o mercado brasileiro de fundição exportou 614,5 mil toneladas para todo o mundo, em 2008, principalmente para os Estados Unidos e Europa, com faturamento de US$ 1,49 bilhão.
A nova associação permitirá a elaboração de novas normas, bem como sua adaptação para atender demandas provenientes dos três países inicialmente envolvidos, sem que haja predação na concorrência entre os mercados. Além disso, a nova organização viabilizará a formação de um banco de dados que permitirá pesquisar setores de outros países.
Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.