Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

bx_Jayme_Bydlowski_blog_industrialNeste mês, a Revista P&S traz uma análise setorial com os presidentes das câmaras da Abimaq. O empenho da minha amiga e editora da publicação Erica Munhoz* traz dados reveladores (veja aqui). Ela também entrevistou o presidente da Câmara Setorial de Ar Comprimido e Gases (CSAG), Jayme M. Bydlowski, que enviou as respostas depois do fechamento da revista.
Confira a entrevista abaixo:
Trace um panorama sobre o setor em 2009, inclusive com perspectivas para o fechamento do ano.

Jayme M. Bydlowski: O ano de 2009 mostrou um primeiro semestre contraído. Muitos segmentos registraram queda nos seus volumes ou os empresários ficaram receosos em aumentar sua capacidade e/ou fazer novos investimentos em um panorama de incertezas. Já no segundo semestre, quer pela melhor visibilidade de negócios, quer pelo programa anticíclico do governo, o volume de negócios tem apresentado progresso mês após mês. Antecipamos a continuidade na melhoria nos negócios, contudo o ano de 2009 será igual ou menor em até 15% do que 2008.

Como o segmento se comportará em 2010?
Jayme M. Bydlowski:
Observamos uma melhoria consistente no ambiente de negócios junto aos principais setores de clientes, o que nos deixa confiante para 2010. Ainda mais que todas as projeções dos agentes econômicos estão sendo revisadas para melhor frequentemente. Aguardamos um aumento de 10% a 15% em relação a 2009.

Sabemos que 2008 foi ano excelente para a indústria. Quando o senhor imagina que o setor retorne aos níveis daquele ano?
Jayme M. Bydlowski:
Nós também temos revisto nossas projeções para melhor. Se no primeiro semestre achávamos que 2008 só seria igualado no final de 2011, hoje, ainda que com otimismo, achamos que retornaremos ao nível de 2008 já ao final de 2010.

Até que ponto a crise econômica mundial afetou o segmento?
Jayme M. Bydlowski:
O maior estrago foi na exportação e no setor industrial com o corte de investimentos. Deixa de investir, não gera demanda, desemprego, insegurança, estagnação da economia.

Fale sobre a competitividade do setor nos mercados interno e externo.
Jayme M. Bydlowski:
O setor é bastante competitivo no mercado interno com a presença de vários fabricantes locais e outros com fabricação em todos os continentes. Tecnologicamente os equipamentos aqui oferecidos são de classe mundial e são tecnicamente competitivos no exterior. Se algo diminuir a competitividade do setor, penso que seria mais associado ao câmbio do que às competências locais.

Qual o maior problema enfrentado pelo setor hoje?
Jayme M. Bydlowski:
Receio do empresário em investir, não renova e não cresce a população de máquinas, os novos negócios não existem.

Quais as soluções que a câmara busca para solucionar esse problema?
Jayme M. Bydlowski:
Através de auxílio ao associado com programas de estímulo a exportação através da APEX, fornecendo possibilidades de treinamento, cooperando na participação em feiras, propiciando melhorias do financiamento através do FINAME e ferramentas de tecnologia por meio da criação do LASAG – Laboratório de ar comprimido e gases que terá a função de testar compressores e equipamentos para tratamento de ar comprimido.

Quais os próximos passos para sustentação do segmento?
Jayme M. Bydlowski:
O setor precisa voltar a investir, o empresário precisa sentir segurança, assim, retornamos à atividade.

* Erica Munhoz está em férias até a primeira quinzena de dezembro.

TAGS:

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post Setor de Ar Comprimido e Gases deve crescer 15% em 2010, diz presidente da CSAG

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

#revistaps exportação importação IBGE Perspectivas Oportunidade PIB CNI máquina Revista P&S Evento Pesquisa inovação Feira Internacional da Mecânica Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial