Agricultura em pauta
Economia | Por em 11 de maio de 2009
Nesta segunda-feira três notícias de destaque para a agroindústria tomaram o noticiário dos principais jornais do País. A primeira se refere à queda de 8,6% na venda de tratores em abril, na comparação com o mesmo mês de 2008. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram comercializadas 3,33 mil unidades no mês passado.
Segundo Milton Rego, vice-presidente da Anfavea, os tratores de pequeno porte destinados à agricultura familiar foram responsáveis por 65% das vendas em abril. Para a entidade, sem os programas de incentivo do Governo Federal, a queda seria de 50%. E é aí que destaco a segunda notícia do dia: Governo repassa R$ 10 bilhões para a agroindústria!
Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje que o Ministério da Fazenda repassou a quantia citada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para acertar a situação de financiamentos concedidos a agroindústrias, indústrias de máquinas e equipamentos agrícolas e a cooperativas agropecuárias.
Para fechar esse bloco de notícias do agronegócio, em 19 de maio terá início em Brasília o Fórum Permanente de Desenvolvimento da Agricultura Irrigada. Trata-se de uma ação dos principais segmentos públicos e privados para mostrar a importância da agricultura irrigada para a produção agrícola, geração de empregos e renda e para o meio ambiente, pelo fato de diminuir a pressão pela expansão de novas áreas agrícolas.
É com ações como essas do Governo e do próprio setor que a agroindústria pode minimizar os efeitos negativos e as baixas sofridas muito antes da crise financeira mundial assolar o Brasil.
Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.