Telemetria ajuda a reduzir consumo de combustível
 novidade,Oportunidade,Perspectivas | Por  em 11 de fevereiro de 2015
				
Com a alta dos valores dos combustíveis, tecnologia possibilita economia de até 15% nos custos das empresas
Você sabia que a telemetria contribui com a redução do consumo de combustível e não apenas com questões ligadas a roubo e furto de cargas/veículos?
De acordo com Luiz Munhoz, diretor da Mix Telematics, uma das empresas mais importantes do mercado de telemetria no mundo todo, a tecnologia ajuda a reduzir o consumo de combustível e minimizar os custos operacionais e de manutenção da frota. “Nossos clientes experimentam uma economia média de 10% em seus custos de combustível – em muitos casos, esta economia chega a 15%. Isso porque as soluções incluem uma série de funcionalidades que aumentam a eficiência de combustível, o que permite que os clientes gerenciem seus motoristas e veículos de uma melhor forma”, destaca Munhoz.
Entre os seus benefícios das soluções desenvolvidas pela Mix Telematics, destacam-se:
- Até 15% de economia em custos de combustível;
 - Melhoria no comportamento do motorista;
 - Dados comparativos sobre o consumo de combustível por motorista;
 - Redução de emissões de carbono;
 - Redução do impacto ambiental;
 - Redução dos custos de operação da frota e de manutenção.
 
Com base na telemetria também é possível gerar relatórios de uso do veículo com identificação do motorista, jornada de trabalho, tempo de condução na faixa de rotação econômica, etc. A quantidade de informações depende do veículo (marca, ano, modelo etc.) em que será instalado o sistema. As informações podem ser enviadas juntamente com a localização via sistema de rastreamento.
O que é telemetria?
A telemetria é uma tecnologia que permite a medição e comunicação de informações do interesse do operador ou desenvolvedor de sistemas. Ela é uma grande aliada dos transportadores, pois as informações relativas à condução do veículo são transmitidas à base de monitoramento. Com isso é possível identificar e corrigir hábitos dos motoristas, identificar situações que podem expor o veículo, a carga e o próprio condutor a riscos e otimizar o desempenho de cada veículo.
As principais informações oferecidas pela telemetria são:
- distância percorrida (odômetro),
 - velocidade em pista seca ou molhada,
 - tempo de acionamento da embreagem (pé na embreagem),
 - freadas bruscas, acelerações bruscas,
 - tempo de uso do veículo parado, em marcha lenta e em movimento,
 - rotações do motor,
 - combustível,
 - temperatura do motor,
 - falha na pressão de óleo ,
 - uso do freio motor para veículos de carga.
 
		Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense. 		
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.