Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

multvacAs embalagens de plástico beneficiam atualmente de uma grande aceitação por parte dos consumidores alemães, mostra um estudo da Associação Alemã de Indústrias de Plásticos (IK).Consequentemente, mais de metade de todos os alemães (55,9 por cento) usam embalagens de plástico para manter a frescura dos alimentos.”A pandemia de Corona não só influenciou o comportamento dos consumidores, como também mudou a perceção sobre as embalagens“, afirma a diretora executiva da IK, Mara Hancker.”Um abastecimento mais seguro de alimentos e medicamentos tem suscitado uma maior sensibilização na população.Esta consideração é uma evolução positiva no sentido da redução do plástico, não nos ilibando todavia da responsabilidade de reduzir os plásticos no ambiente e de reciclar muito mais.“ Os resultados da pesquisa confirmam: 62,3 por cento dos inquiridos desejariam materiais mais recicláveis para as embalagens dos alimentos.

Reprocessamento de materiais de películas de plástico era quase impossível até agora

A reciclagem de películas de plástico é complicada.Um exemplo: alimentos cortados, como salame e queijo, chegam, na maioria das vezes, aos consumidores nas chamadas embalagens termoformadas. Este tipo de embalagem consiste em dois tipos de películas – uma película inferior mais espessa, a partir da qual a máquina de embalamento desenha um recipiente com ar comprimido, e uma película superior mais fina que está soldada à película inferior. Uma embalagem que proteja com segurança e prolongue a durabilidade dos alimentos é depositada geralmente no ecoponto amarelo após a utilização e depois, finalmente, na incineração.É praticamente impossível aproveitar os materiais. Porquê? Porque as películas consistem numa mistura de vários plásticos que desempenham diferentes funções – entre outras, formam uma barreira contra o oxigénio e a humidade e permitem a selagem.E esta liga de materiais não permite a sua separação.
“Esta economia linear não é aceitável a longo prazo“, afirma Christian Traumann, diretor-geral na MULTIVAC.”Para reduzir as emissões de CO2 e proteger o ambiente, devemos encontrar uma forma de conseguir passar as películas de plástico das embalagens para a economia circular.

A MULTIVAC desenvolveu um monomaterial de plástico reciclável para embalagens

Para dar um passo no sentido da economia circular, a MULTIVAC APET+ desenvolveu um monomaterial de plástico para embalagens termoformadas sustentáveis que passa sem a camada de selagem adicional.Pode ser separado e é reciclável.Uma outra vantagem: a partir do material é possível criar novas embalagens termoformadas.Mas ainda não faz parte da rotina.Esta reutilização não é permitida, por exemplo, em polipropilenos (PP), um dos plásticos mais frequentes no setor alimentar.A MULTIVAC dedica-se ainda ao R-Cycle – uma iniciativa que procura soluções técnicas para tornar a composição de plásticos reconhecível pelas máquinas.É possível, por exemplo, uma base de dados na qual os fabricantes de plásticos registem as misturas.Através de um código QR na película, os sistemas de reciclagem poderiam aceder aos dados, identificar o material e separar conforme o tipo.

“Contribuímos consideravelmente com os nossos esforços de desenvolvimento para aumentar a sustentabilidade das embalagens de plástico“

Então a economia circular pode começar?Não totalmente.O problema: nos sistemas de separação de resíduos não existem scanners que consigam identificar o plástico reciclável no fluxo de resíduos do ecoponto amarelo.Até agora, o volume de monomateriais recicláveis para um investimento nos sistemas é muito escasso.O problema do ovo e da galinha, a partir do qual o setor de automóveis elétricos, com a sua dependência mútua da quantidade de veículos elétricos e estações de carregamento, pode ter algo a dizer.Nos dois casos, trata-se de quem dará o primeiro passo para permitir um lançamento da tecnologia.”Contribuímos consideravelmente com os nossos esforços de desenvolvimento para aumentar a sustentabilidade das embalagens de plástico“, sublinha Traumann.”A economia circular apenas poderá ganhar verdadeiro dinamismo quando outras partes interessadas da cadeia de reciclagem também aderirem – sobretudo as empresas de reciclagem.Neste caso, a política deve criar urgentemente incentivos para a reciclagem de plásticos.Pois não faz sentido para a indústria alimentar investir em embalagens recicláveis para acabarem na incineração de resíduos.“

 

TAGS: , ,

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post “A política deve incentivar urgentemente a reciclagem de plásticos“

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

máquinas exportação importação IBGE Perspectivas Oportunidade PIB CNI máquina Revista P&S Evento Pesquisa inovação Feira Internacional da Mecânica Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial