Tecnologia a laser no setor metal-mecânico propicia vantagens às empresas
máquina,Oportunidade | Por em 20 de outubro de 2010
A tecnologia está cada vez mais presente nas indústrias do setor metal-mecânico, em especial em codificação e marcação de produtos. Nas peças em metal, isso aparece na forma de logomarcas, números de série, lotes, datas de fabricação, códigos de barras, data matrix e outros sinais.
As máquinas de gravação a laser surgem como uma solução cada vez mais apreciada pelos empresários. Além de ser uma tecnologia limpa, que não gera resíduos de produtos, o laser proporciona fácil integração em linhas de produção e baixo custo para codificação e marcação permanente, além de trazer garantias para evitar a falsificação.
A potência e a qualidade dos equipamentos, por exemplo, fazem com que empresas do setor cumpram de forma adequada diferentes exigências determinadas por lei, entre elas, a rastreabilidade de alguns produtos específicos que fez com que a codificação se tornasse mais do que apenas um detalhe no processo produtivo.
Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.