Poder compartilhado – tendência de algumas empresas
Análise,Iniciativa | Por em 11 de fevereiro de 2011
Aspen adota a gestão compartilhada, em que as decisões são tomadas por ‘pool’ executivo
Algumas empresas como a subsidiária brasileira do laboratório sul-africano Aspen Pharma adotaram a administração compartilhada. Na empresa, três executivos utilizam uma espécie de gestão “parlamentarista”. A empresa, que tem faturamento anual de R$ 120 milhões ao ano no Brasil, é gerida no conceito “gestão compartilhada”, em que um “pool” de executivos é responsável pela tomada de decisões.
Contudo, na Aspen, as funções dos três principais diretores são previamente definidas: Alexandre França é responsável pela área comercial e de marketing, Evandro Paiva fica com as finanças e Germano Mackrodt é o com a produção. Contudo, a maioria das ações estratégicas passa pelo comitê. França define o sistema como “um exercício de humildade e transparência”.
Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.