Crescimento Sustentável
Investimento,Opinião | Por em 9 de junho de 2009
O professor titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, Jacques Marcovitch, discursou na segunda-feira, 8, durante a IX Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica, em Porto Alegre. Ele comentou sobre o desafio do crescimento sustentável e lembrou que 2,6 bilhões de habitantes do mundo não têm acesso a saneamento básico e 1,3 bilhão não têm água potável. A situação poderá ser ainda pior considerando que em 2050 a população chegará a 9 bilhões de pessoas, dois terços das quais vivendo em área urbana, o que exigirá, no mínimo, duplicar a produção de alimentos e de sistemas viários, além da redução drástica (de 50 a 85%) das emissões de Gás de Efeito Estufa.
Para Marcovitch, a solução passa pela inovação, especialmente por parte dos países emergentes. Entre os fundamentos citados por ele para enfrentar o novo ciclo de desenvolvimento estão o fortalecimento da democracia, uma sólida situação financeira e a criação de oportunidades educacionais de qualidade, além de questões pontuais como a diversificação de fontes de energia, tecnologias limpas, uso racional de recursos naturais, a conservação da biodiversidade com ênfase nas florestas tropicais e a equidade socioeconômica.
A IX Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica será realizada até esta quarta-feira, 10, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS).
O jornalista viajou a convite da ANPEI.
Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.