Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

Sede da empresa em São João Clímaco

Sede da empresa em São João Clímaco (Foto: Divulgação)

Em seus 26 anos de existência, completados em 15 de agosto, a Digimec, empresa especializada em projeto, produção e comercialização de aparelhos e sistemas para automatização industrial, traz em seu bojo, primordialmente, vivência e experiência, substantivos que, na prática, fizeram a diferença.

Os então companheiros de trabalho Wilson A. Lico, Sidney Guidin e Freddy Depouhon resolveram fundar uma empresa para melhor atender os clientes nos aspectos técnicos e comerciais, de uma forma mais personalizada e eficaz. Brecha percebida, ideia aplicada. Resultado: de colegas a sócios, de empregados a empresários. Um universo de possibilidades pela frente, mas também todas as implicações de se tocar um negócio próprio.

Dentre os acertos e enganos comuns a toda e qualquer empresa que busca se estabelecer no mercado, a balança da Digimec pendeu para o lado positivo. E nada melhor do que números para comprovar tal desempenho. Dos 25 funcionários da sede inicial na Vila Gumercindo, bairro da Capital paulista, a empresa mais que triplicou seu quadro, que hoje conta com 90 colaboradores. A sede também não é mais a mesma. Hoje contam com mais espaço na unidade localizada em São João Clímaco, outro bairro paulistano…

Leia abaixo entrevista completa:

Revista P&S – Quando a Digimec foi fundada e por quem?

Sócios da Digimec – A Digimec foi fundada em 15 de agosto de 1983 por três sócios, Wilson A. Lico, Sidney Guidin e Freddy Depouhon, profissionais com grande vivência e experiência no projeto, aplicação e comercialização de aparelhos eletroeletrônicos para automatização de máquinas e processos industriais.

P&S – Como a empresa iniciou suas atividades?

SD – Os sócios, que já trabalhavam juntos, resolveram fundar uma empresa para melhor atender os clientes nos aspectos técnicos e comerciais de uma forma mais personalizada e eficaz.

P&S – Conte como a Digimec se desenvolveu.

SD – No início, sua linha de fabricação era constituída por aparelhos eletrônicos analógicos, digitais e eletromecânicos. Paralelamente à linha de produtos seriados, a Digimec sempre projetou e fabricou aparelhos personalizados para atender clientes em aplicações específicas. Um fato marcante foi a primeira participação em uma exposição de abrangência nacional e latino-americana no Anhembi, em São Paulo, que mesmo sem uma linha de produtos definida, foi um sucesso. Isso gerou grande expectativa no mercado, baseada na larga experiência de seus fundadores, pois ficou visível que havia surgido uma nova opção de atendimento e de qualidade.

P&S – Como os fundadores se conheceram e decidiram montar uma empresa?

SD – Wilson, Freddy e Sidney, que já se conheciam profissionalmente, iniciaram as atividades da empresa desenvolvendo e solucionando problemas específicos de clientes. Dessa forma, criaram aparelhos personalizados e dedicados para determinadas aplicações.

P&S – A empresa sempre esteve em São João Clímaco?

SD – A Digimec sempre se localizou na Capital de São Paulo, inicialmente no bairro de Vila Gumercindo, com 25 funcionários, onde ficou por cerca de 6 anos, mudando-se posteriormente para o bairro de São João Clímaco, onde permanece até hoje e conta com cerca de 90 colaboradores.

P&S – A partir da empresa surgiram outros negócios?

SD – Com o crescimento da empresa foram descentralizadas certas atividades e, com isso, pequenas empresas foram criadas para melhorar a administração e a logística da própria Digimec.

P&S – Qual a posição da Digimec no mercado hoje?

SD – Atualmente, a Digimec conta com posição de destaque nos mercados nacional e latino-americano, mas buscando sempre aumentar sua participação por meio de modernização tecnológica em sua produção e na fabricação e desenvolvimento de aparelhos mais sofisticados, com recursos amplos e custos mais baixos.

P&S – Quais os planos futuros?

SD – A construção de um prédio, fora do município de São Paulo, planejado para abrigar de forma mais adequada e produtiva todas as atividades da empresa, melhorando a condição de trabalho dos colaboradores e propiciando um atendimento melhor aos clientes e fornecedores.

P&S – Quais exemplos de gestão e empreendedorismo você daria para quem deseja abrir uma empresa? E para quem já a tem e precisa torná-la produtiva?

SD – Tanto num caso quanto no outro, o empreendedor deve se obrigar a estar atualizado tecnicamente, conhecer cada mercado e suas particularidades e delegar as várias funções a pessoas capazes e comprometidas com o sucesso do empreendimento.

Equipe da Digimec (Foto: Divulgação)

Equipe da Digimec (Foto: Divulgação)

P&S – Qual é o modelo de gestão seguido pela Digimec no que diz respeito à produção, funcionários etc?

 

SD – O modelo administrativo da Digimec faz com que os responsáveis dos diversos setores participem das decisões finais implantadas pela direção, sempre buscando como objetivo final a qualidade do produto, o ótimo atendimento ao cliente e a competitividade no mercado. Ou seja, é, sem dúvida, uma gestão participativa.

P&S – O que a Digimec faz para se manter competitiva?

SD – Com o crescimento da empresa e sua inserção definitiva no mercado, o caminho para seu desenvolvimento foi a definição de uma linha de produtos fabricados em série e que atendiam a muitos clientes e a muitos segmentos da industria brasileira e, em seguida, da indústria latino-americana. Atualmente, com a grande concorrência, buscamos na alta tecnologia o caminho para uma produção mais eficaz e com qualidade assegurada, bem como desenvolver produtos de ponta para atender a qualquer aplicação de exigência do mercado.

P&S – Fale de curiosidades que possam ilustrar a história de sucesso da Digimec.

SD – Um fato interessante que demonstra a confiança que a Digimec inspira nos clientes é a procura que temos por todos os segmentos do mercado, a ponto de termos ao longo da história nos tornado especialistas em automatização de equipamentos para panificação, refrigeração, hospitais e produtos para cozinha e hotelaria.

TAGS:

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

Sem comentários no post De colegas a sócios, de empregados a empresários

Deixe seu recado:

Nome: Obrigatório

E-mail: Obrigatório (Não será publicado)

Website:

Texto: Você pode usar tags XHTML

IBGE importação Perspectivas Oportunidade CNI PIB máquina Revista P&S Pesquisa Evento Feira Internacional da Mecânica inovação Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento #blogindustrial meio ambiente #revistaps sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial