Fenasucro: grandes oportunidades de negócios
Economia,Feira | Por em 1 de setembro de 2009
Promover as indústrias e usinas de Sertãozinho, cidade 330 quilômetros distante da Capital paulista, cuja principal atividade sempre esteve ligada ao setor sucroalcooleiro. Foi com esse gancho que a Fenasucro ganhou seus primeiros contornos, em 1985, ainda como Sucroálcool. A iniciativa não só deu certo como transformou o evento – que mudou de nome oficialmente em 1993 – em um dos maiores do mundo do setor sucroalcooleiro e energético.
Desse modo, pela 17ª vez a Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira abre suas portas, de 1º a 4 de setembro no Centro de Eventos Zanini, a um público estimado de 30 mil visitantes de todo o Brasil e de mais de 40 países em busca das novidades e lançamentos na produção de etanol, açúcar e energia dos 420 expositores.
Os 45 mil m2 abrigam, além da Fenasucro, a Feira de Negócios e Tecnologia da Agricultura da Cana-de-Açúcar, Agrocana, pelo quinto ano consecutivo. Como a Fenasucro atendia apenas ao setor industrial seus organizadores resolveram incorporar a Agrocana ao evento de modo a reunir, em um único local, produtos e equipamentos para todos os segmentos do setor sucroalcooleiro.
Levando em conta que o mês de setembro é tradicionalmente marcado pelo planejamento de investimentos na entressafra das usinas do Centro-Sul, que no final do ano realizam suas paradas para manutenção, melhorias e ajustes, os organizadores apostam em negócios da ordem de R$ 2 bilhões gerados a partir das duas feiras.
Durante os quatro dias de exposição, os visitantes da Fenasucro poderão conhecer os produtos ligados às áreas de utilidades, serviços, automação e instrumentação, elétrica, caldeiraria e mecânica pesada, química e derivados, energia e outros. Já na Agrocana os destaques são os equipamentos e insumos voltados para o preparo de solo, plantio, tratos culturais e colheita da cana-de-açúcar.
Programação paralela – O Encontro Nacional dos Profissionais de Compras do Setor Sucroenergético, EnComSucro, reúne nos dias 2 e 3 de setembro, de 30 a 50 compradores de usinas de todo o Brasil para reuniões de negócios que serão pré-agendadas com os expositores. Os compradores participam, ainda, de seminários técnicos.
Com foco no relacionamento e negócios durante todos os dias das feiras também acontece o Projeto Apla/Apex, promovido pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool, Apla, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex, do governo federal. A iniciativa reúne 17 compradores de usinas do exterior em reuniões de negócios com 35 empresas nacionais do setor sucroenergético filiadas ao programa.
Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.