Empresários da viagem presidencial à China pretendem vender produtos mais sofisticados
Sem categoria | Por em 11 de abril de 2011
A missão coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) abrange abrir o mercado chinês a produtos brasileiros de mais sofisticação técnica (valor agregado) e, sendo assim, maior preço, é o intuito da delegação de 237 empresários que acompanha, a partir de hoje, 11.04, a comitiva da presidente Dilma Rousseff na viagem à China.
O seminário Brasil-China: Para Além da Complementariedade, na terça-feira, 12.04, no China World Summit Wing Hotel, em Pequim, reúne a missão empresarial, ministros brasileiros e dirigentes chineses para discutir a ampliação do comércio bilateral e as oportunidades de investimentos nos dois países.
Haverá, paralelamente, uma rodada de negócios, entre 14h e 18h, coordenada pelo Itamaraty. O vice-primeiro ministro Wang Qishan e a presidente Dilma Rousseff encerram a sessão matinal do encontro de terça-feira, que prossegue até 17h30.
Para o presidente da CNI, o aumento significativo do comércio bilateral, que saltou de US$ 2,3 bilhões em 2000 para US$ 56, 3 bilhões no ano passado, um crescimento de quase 2.500% em dez anos, implica na diversificação da pauta de exportações brasileiras. Segundo ele, o Brasil, que tem uma indústria diversificada e produz itens de alta tecnologia, não pode se concentrar nas vendas de commodities à China, como soja e minério de ferro.
“Temos uma ampla agenda para discussão, com foco em maior acesso a mercados. Queremos que os chineses venham para o Brasil para produzir aqui e gerar empregos aqui”, assinala Robson Braga de Andrade.