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artigoEscrito por René Guiraldo, Gerente Nacional de Vendas da Fluke

A indústria brasileira já convive com os impactos econômicos do aumento do custo da energia elétrica e se vê obrigada a rever as suas estratégias de consumo. Ao mesmo tempo, problemas associados à qualidade da energia prejudicam os processos operacionais, gerando custos excessivos e até a obstrução total dos trabalhos.

Mensurar o custo do desperdício ocasionado por problemas na qualidade da energia foi sempre uma tarefa exclusiva para engenheiros experientes. Hoje, o mercado já dispõe de tecnologia de ponta capaz de mensurar energia X potência para que as organizações obtenham um maior controle destes custos. A maneira mais tradicional de reduzir o consumo de energia é através do monitoramento e o direcionamento (M&T), que determinam quando e onde a energia está sendo utilizada. Deste modo, consegue-se avaliar se esta está ou não sendo usada de forma eficaz. Ao inserir o custo da energia em um instrumento desta natureza, o custo total é calculado diretamente.Atitudes muito simples, como garantir que os sistemas de aquecimento e iluminação não estejam funcionando quando um edifício está desocupado, podem representar uma economia significativa. Outros exemplos de desperdício de energia incluem a alimentação de máquinas e plantas em momentos em que não há produção. Ou deixar equipamentos em modo de espera por longos períodos de tempo. Para otimizar o processo é fundamental que as organizações tenham capacidade de registro da energia, o que permite ao usuário monitorar e direcionar o seu uso, conquistando maior economia. Outra maneira de determinar se os equipamentos elétricos estão funcionando ou não de forma eficiente é identificando problemas potenciais de qualidade de energia. A energia de baixa qualidade é cara. Primeiramente, ela eleva os custos de energia, tanto devido ao uso excessivo como em penalidades que a concessionária de serviços públicos pode impor pelo fator de potência baixa ou altas demandas de pico.

A baixa qualidade de energia também é prejudicial aos equipamentos, aumentando o custo com manutenção e reparos. Falhas prematuras do equipamento ou danos causados por problemas de energia resultam não apenas na despesa da substituição do equipamento em si, mas também em custos de trabalho associados ao diagnóstico e reparo.

Quando o equipamento não está funcionando por conta do tempo de inatividade, ocorre queda da produtividade e a consistência do processo sofre ou falha, o que leva ao desperdício de produto. Ferramentas que monitorem a qualidade da energia fornecem os meios para descobrir a origem e a magnitude dos problemas, permitindo que as oportunidades para economizar sejam identificadas e aproveitadas. Este tipo de equipamento auxilia as empresas a quantificar o custo real da energia desperdiçada devido à baixa qualidade, em última análise, reduzindo custos na conta de energia e evitando os efeitos de paradas não planejadas.

Como você sabe que tem problemas com a qualidade da energia?

É possível reconhecer os sintomas com facilidade: luzes piscando, queda de energia, obstrução de disjuntores, PLCs e unidades de velocidade variável. Equipamentos como motores e transformadores aquecerão e farão barulhos. Alguns problemas são mais sutis, tais como o desempenho ruim do computador, causando travamentos e perda de dados. Todos esses problemas elevam as suas contas de energia e reduzem a eficiência.

Quais são as origens dos problemas de qualidade de energia?

Mais de 80% dos problemas de qualidade de energia originam-se dentro das instalações. Equipamentos de grande porte ligando e desligando, fiação e aterramento inadequados e circuitos sobrecarregados ou harmônicos são apenas alguns dos culpados. Menos de 20% dos problemas de energia originam-se com o sistema de transmissão e distribuição da concessionária de serviço público. Raios, falha de equipamento, acidentes e condições meteorológicas afetam negativamente a concessionária de serviço público. Empresas próximas e a operação normal de equipamentos da concessionária de serviço público também podem afetar a qualidade da energia fornecida à instalação.

Você pode reduzir o uso de energia, eliminando ineficiências em seu sistema de distribuição, como altas correntes neutras devido a cargas desequilibradas e harmônicos; transformadores altamente carregados, especialmente aqueles que servem cargas não-lineares; motores velhos, mecanismos velhos e outras questões relacionadas ao motor; e potência altamente distorcida, que pode ocasionar um aquecimento excessivo no sistema de energia.

Você pode evitar a penalidade do fator de potência por meio da correção do fator de potência. Em geral isto envolve a instalação de capacitores de correção. Mas corrija primeiro a distorção do sistema – os capacitores podem apresentar baixa impedância aos harmônicos e a instalação da correção de PF inadequada pode resultar em ressonância ou em capacitores queimados. Consulte um engenheiro de qualidade de energia antes de corrigir o PF se houver harmônicos.

Você pode reduzir as tarifas de pico de demanda por meio do controle da carga do pico. Infelizmente, muitas pessoas ignoram um dos principais componentes deste custo – o efeito da baixa qualidade de energia no uso do pico de energia e, portanto, subestimam seus pagamentos em excesso. Para determinar os custos reais da carga do pico, você precisa saber o uso “normal” da energia; o uso de “energia limpa” e a estrutura de carga da carga do pico. Ao eliminar os problemas de qualidade de energia, você reduz o tamanho das demandas de pico e a base em que elas são iniciadas. É fundamental que organizações tenham uma abordagem pró ativa para conseguir melhorar a qualidade da energia. A primeira linha de defesa é a inspeção regular e frequente das suas instalações com boas práticas de manutenção, usando o equipamento de inspeção correto. Como isto deve ser um esforço contínuo, utilize as ferramentas certas para fazer seu próprio teste de qualidade de energia e monitoramento ao invés de terceirização. Atualmente, isto é surpreendentemente acessível e sempre vai custar menos do que o tempo de inatividade.René Guiraldo é Gerente Nacional de Vendas da Fluke do Brasil, companhia líder mundial em ferramentas de teste eletrônico compactas e profissionais.

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industriaSegundo reportagem do JC On Line, o Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic) aprovou 36 projetos, incluindo 23 indústrias, dez importadoras e três centrais de distribuição. Os projetos industriais investirão R$ 97,1 milhões em 11 projetos de ampliação (com novas linhas fabris) e nove de implantação de empreendimentos. Os projetos vão gerar 838 postos de trabalho, dos quais 556 ficarão no interior e 282 na Região Metropolitana do Recife. Todos terão descontos no pagamento do ICMS.

Os 10 maiores projetos industriais aprovados preveem a produção de cerveja artesanal, pallets, produtos químicos, colchões, parafusos, produtos de limpeza, acessórios para veículos, medicamentos, entre outras coisas.

Já as importadoras aprovadas pelo Condic vão comprar de azeite de oliva a produtos químicos (como polímeros, ácidos, entre outros), equipamentos para uso industrial, entre outros. Elas devem movimentar, anualmente, cerca de R$ 174,7 milhões na aquisição de mercadorias que vão trazer mais cargas para os portos do Estado.

 

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unnamedConfiante na potencialidade do novo nicho de mercado, a PHD espera comercializar entre 5 a 10 unidades mensais da nova linha.

Inovando sua linha de guindastes veiculares, a PHD Guindastes, de Caxias do Sul, está  lançando, no mercado brasileiro,  a linha leve modelo canivete com capacidade  para 12.750 Kg-m.

O equipamento chega ao mercado para atender principalmente aplicações nas áreas da construção civil, olarias e transporte de produtos paletizados, bem como eletrificação, prestação de serviços, estruturas metálicas leves, etc.

O guindaste canivete 12.750  está disponível, para comercialização em todo Brasil, com alguns diferenciais em comparação aos tradicionais modelos trave:

. Maior alcance da lança ( 17 m)

.  Centro de gravidade do guindaste próximo da linha de centro do veículo

. Menor peso (1.900 Kg), aumentando a capacidade de transporte de carga útil

. Maior velocidade de operação

Confiante na potencialidade do novo nicho de mercado, a PHD espera comercializar entre 5 a 10 unidades mensais da nova linha.

 

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feiraA Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apresenta a “Indústria do Futuro” durante a 31ª Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Processos, Embalagens e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, que acontece de 23 a 26 de junho de 2015, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. No estande da entidade, serão apresentados novos conceitos para aprimorar a gestão e os processos logísticos das empresas.
Na Indústria do Futuro, a GS1 apresentará ferramentas úteis para as empresas se conectarem mais eficientemente com toda a cadeia de suprimentos além da gestão e processos internos. Uma destas ferramentas é o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), que auxilia as empresas no cadastro e gestão de produtos, conectando-a com varejo e seu consumidor final. O CNP, ferramenta on-line criada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, auxilia a indústria e o varejo no cadastro e gerenciamento de informações, além de proporcionar boa visibilidade para as empresas que, cada vez mais, buscam transparência e segurança aos processos.

A entidade demonstrará também recursos inovadores para o controle de estoque utilizando a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID). O objetivo é mostrar na prática como o RFID é eficiente para tornar os processos logísticos mais ágeis, além de reduzir custos operacionais e otimizar o tempo de atividades. Para se ter uma ideia, com a radiofrequência não é necessário fazer a contagem peça por peça no estoque, pois os itens já estão identificados com as etiquetas inteligentes e basta um leitor para fazer a checagem e contagem automática dos produtos. Além disso, a tecnologia proporciona maior precisão e integridade da informação desde a fabricação até a chegada ao varejo e venda ao consumidor.

Com o investimento em tecnologias de automação, o empresário garante a produtividade e a entrega eficiente de produtos e serviços e toda a cadeia se beneficia com a padronização dos processos. O consumidor final, por sua vez, ganha com o atendimento qualificado e diferenciado por ter uma experiência de compra inovadora e confiável.

Durante os quatro dias de evento, os visitantes conferem as principais inovações e tendências nacionais e internacionais da indústria e um portfólio variado de produtos e serviços.

Serviço
Fispal Tecnologia – 31ª Feira Internacional de Processos, Embalagens e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas
Data: 23 a 26 de junho de 2015
Horário: 13h às 20h (novo horário)
Local: Pavilhão do Anhembi – Av. Olavo Fontoura 1.209, Santana – São Paulo/SPINSCRIÇÃO NA CATEGORIA IMPRENSA DO PRÊMIO AUTOMAÇÃO GS1 BRASIL EM www.gs1br.org/premiacaoimprensa

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sacolasEspecialista no segmento, empresa se preparou para orientar  sobre as novas medidas

 A nova lei sobre a utilização de sacolas plásticas já está em vigor na cidade de São Paulo, após a AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana adequar o decreto de janeiro de 2015 com a especificação técnica das embalagens que podem ser utilizadas pelo comércio. De acordo a esta resolução, estão proibidas as sacolas plásticas descartáveis, fabricadas com a utilização de materiais oxibiodegradáveis e oxidegradáveis, distribuídas aos consumidores para o acondicionamento e transporte de mercadorias adquiridas em estabelecimentos comerciais do município de São Paulo.

Diante deste cenário, a Antilhas, uma das maiores indústrias de embalagens do Brasil, se preparou para orientar aos clientes sobre as novas medidas, com sugestões e opções possíveis que atendam às exigências da lei. Ao mesmo tempo, como especialista no segmento de embalagem, a fabricante apresenta ao mercado soluções de produtos que vão ao encontro dos princípios da sustentabilidade.

“Mais do que oferecer aos clientes um trabalho de consultoria com alternativas de materiais que podem ser utilizados na produção das novas sacolas, nosso objetivo com a iniciativa é atender às necessidades de cada perfil de comércio, considerando seu público consumidor“, destaca Claudia Sia, gerente de Marketing e Planejamento da Antilhas. De acordo com a executiva, para isso, foram propostas soluções desenhadas para cada caso. “Nosso portfólio contempla o uso das matérias-primas convencionais até as mais modernas e inovadoras, com a possibilidade de desenvolvimento, criação e produção de peças diferenciadas, por meio da nossa equipe de designers, completa.

Além dos serviços tradicionais de uma indústria de embalagens, a Antilhas tem como diferencial o fornecimento de serviços como suporte à viabilização de projetos inovadores, orientação de produtos, desenvolvimento de matérias-primas, estoque de segurança e entrega just in time, garantindo o excelente atendimento aos seus clientes em qualquer época do ano.

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faceA Virtual NIDays realizará uma série de seminários interativos do Virtual NIDays entre os dias 20 e 23 julho. Este evento é designado para todos aqueles que queiram aprender sobre os últimos lançamentos de produtos, tecnologias e as novidades em inovação da NI e de outros líderes da indústria. Serão abordadas as mais recentes técnicas para desenvolvimento de software e ferramentas baseadas em plataforma para aquisição de dados, automação de testes, RF e sistemas embarcados.

Durante a transmissão, especialistas da NI estarão disponíveis, via chat, para responder a qualquer dúvida que você tiver. Após o evento, todas as sessões serão disponibilizadas para acesso on-demand.

Veja a agenda detalhada e faça sua inscrição em http://brasil.ni.com/seminarios-web/nidays

Agenda:

Data Tema
Segunda-feira, 20 de julho Software e sistemas de aquisição de dados
Terça-feira, 21 de julho Sistemas de teste e RF
Quarta-feira, 22 de julho Sistemas embarcados
Quinta-feira, 23 de julho Sessões acadêmicas

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abreVisitantes poderão votar no estande da entidade

Entre os dias 23 e 26 de junho, os visitantes da 31ª edição da Fispal Tecnologia que passarem pelo estande da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem –  poderão escolher quem será o vencedor, na categoria especial Voto Popular, do 15º Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, promovido e organizado pela ABRE.

A principal novidade para este ano na categoria é que a embalagem estará em ambiente online, o que possibilita ao participante ter acesso à defesa do case, como acontece para o júri técnico. Durante o processo de votação, o visitante tem acesso às imagens de todas as embalagens concorrentes e ao posicionar o mouse em cima da imagem aparece o texto que justifica o porquê a embalagem está concorrendo ao Prêmio, ou seja, qual o seu diferencial. “Esta iniciativa vai ao encontro da tendência do mercado, onde tudo é mais interativo, além de ser mais uma inovação para marcar os 15 anos do Prêmio ABRE”, explica Isabella Salibe, gerente Comercial e de Marketing da ABRE.

O Prêmio ABRE ganhou, a partir deste ano, uma identidade própria, criada pela agência mineira Greco Design, que reposiciona o conceito do Prêmio. “O objetivo é dar autonomia e destacar ainda mais a relevância do Prêmio perante o mercado”, comenta Isabella. A premiação tem por objetivo reconhecer as embalagens que mais se destacaram ao longo do último ano como ícones de qualidade, tecnologia, design, funcionalidade e inovação, além de incentivar a eficiência dos processos e o desenvolvimento sustentável, entre outras iniciativas importantes para o crescimento e valorização das embalagens brasileiras.

O Voto Popular acontece na Fispal Tecnologia desde a primeira edição do Prêmio ABRE, em 2001, e contabiliza mais de 2,5 mil votos por edição. “Já é tradição a votação presencial desta categoria durante a Fispal. A cada ano, cresce o interesse, assim como o número de visitantes que buscam o nosso estande para dar a sua opinião”, observa Isabella.

Mais informações sobre o Prêmio, bem como sobre seu regulamento, acesse www.premioabre.org.br.

 

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imagem_release_440775A Festo, multinacional alemã do mercado de automação industrial e presente há 46 anos no Brasil acaba de lançar mais quatro novas soluções destinadas ao mercado de automação industrial. Os lançamentos somam-se aos outros mais de 40 mil produtos que a empresa possui em seu catálogo.

Válvula VSNC

O produto é uma válvula direcional pneumática com interface NAMUR para montagem direta em atuadores pneumáticos rotativos e aplicável em todos os segmentos de mercado. Entre os diferenciais da VSNC estão a sua base que inverte a função da válvula de 5/2 para 3/2 vias e vice-versa, utilizando-se do mesmo corpo. O que proporciona menos itens de almoxarifado para o cliente, pois utiliza-se apenas de um único código, tanto para acionamento de atuadores simples quanto dupla ação.

Outro destaque do produto é a função de respiro, que não permite que o ar poluído da atmosfera seja sugado para dentro da câmara das molas do atuador, evitando a corrosão prematura das molas. Além disso, a VSNC possui uma gama completa de bobinas tanto para utilização em áreas seguras, quanto para atmosferas explosivas.

DSBC-D3

O lançamento é um novo cilindro com amortecimento pneumático de fim de curso, autoajustável e que se adapta às mudanças de cargas e velocidades. Possui design compacto com ranhura para sensor em três faces e graças as suas diversas versões e a capacidade de adaptação às condições ambientais, é um produto muito versátil.

Controlador compacto CECC-S

Dotado de 14 entradas digitais e oito saídas digitais, o CLP compacto CECC é mestre IO-Link e CANopen. Nesta nova versão estão disponíveis duas portas seriais e uma interface múltipla, que podem ser configuradas como porta serial ou como entrada rápida de até 1000 KHz para encoder. Além disso, a solução possui interface USB, Ethernet e comunicação em Modbus TCP Client/Server.

NPKA

As conexões NPKA são desenvolvidas principalmente para a indústria alimentícia, possuem aprovação FDA e todos os seus componentes são feitos de polímero, o que garante ao produto propriedades anticorrosivas e adequação para uso em ambientes clean-room. Além disso, seu novo sistema de fixação garante um engate simples e seguro da conexão, evitando falhas e vazamentos nos sistemas pneumáticos.

Sobre a Festo Brasil 

A Festo Brasil, com matriz em São Paulo, possui uma equipe de 550 funcionários e um moderno parque fabril de 43 mil m², que além de atender o mercado brasileiro, exporta seus produtos para outras filiais e para a matriz. A empresa abrange todo o território nacional com mais de 130 pontos de atendimento em todos os estados do Brasil, fornecendo soluções completas na área de automação para cerca de 30 mil clientes.

Com aproximadamente 40 mil produtos em catálogo e meio milhão de variações possíveis, a Festo Brasil é líder no mercado nacional de automação industrial nos principais segmentos de mercado, tais como: automotivo, alimentos e bebidas, embalagens, plásticos e eletroeletrônicos, além de participar nos segmentos químico, petroquímico, tratamento de águas e efluentes, oferecendo produtos para a automação de processos. Em seus 46 anos no país, já realizou mais de 53 mil projetos.

 

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Imagem 2 Fundicao na AZ Armaturen do BrasilA fabricante de válvulas especiais AZ Armaturen do Brasil começa a disponibilizar para o mercado serviços de fundição de peças, inicialmente em microfusão, fundição de precisão ou por cera perdida. A companhia coloca à disposição dos clientes um amplo know-how adquirido ao longo dos últimos 5 anos, período no qual produzia peças microfundidas apenas para consumo próprio, para a matriz na Alemanha, bem como para as outras unidades do grupo em diversos países.

“Agora o fornecimento também está aberto a outras empresas. Para atender a rigorosos padrões de qualidade, montamos nossa fábrica nos moldes alemães, com os equipamentos mais modernos do mercado, materiais da mais alta qualidade e pontualidade na entrega”, informa Alexander Schmidt, diretor da AZ Armaturen do Brasil.

O foco são peças de alta complexidade, de engenharia, aços em geral, Inox, alto e baixo carbono, superligas, Monel, Hastelloy, entre outros.

A unidade executa peças sob encomenda, atendendo indústrias dos mais diversos segmentos, como químico, petroquímico, petróleo e gás, papel e celulose, mineração e siderurgia.

Localizada em Itatiba (SP), a fábrica de fundição da AZ Armaturen investe na diversificação de mercado e, por isso, não limita pedidos por volume, grau de criticidade, certificações ou outros fatores.

 

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SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

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