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Por Mario Vollbracht, vice-presidente de produtos ao consumidor e varejo da Siemens Digital Industries Software

Globalizada e altamente competitiva, o setor de produtos embalados ao consumidor (CPG, na sigla em inglês) continua resiliente. No entanto, tendências emergentes devem causar um impacto significativo na demanda e potencialmente gerar novos fluxos de receita. Mudanças nas preferências do consumidor, o aumento da concorrência com a redução das barreiras de entrada no mercado e a população crescente em todo o mundo transformaram os mercados. Enquanto isso, os varejistas criaram suas próprias marcas formidáveis com linhas de produtos de marca própria, o que forçou os fabricantes de marcas a ajustar seus preços, aumentando ainda mais a pressão em suas margens de lucro.

As empresas de CPG estão enfrentando essas preocupações de concorrência enquanto buscam melhorar as margens de lucro, atender às regulamentações e atender às demandas dos consumidores por maiores níveis de sustentabilidade e transparência em todo o ciclo de vida do produto.

Para lidar com essa infinidade de desafios e o cenário em constante mudança do setor de CPG, é necessária uma evolução de processos e tecnologias. É por isso que as organizações com melhores desempenhos desse setor começaram a digitalizar suas operações. A transformação digital é uma maneira importante de promover o crescimento, aumentar a eficiência e garantir resiliência à medida que a concorrência aumenta e os consumidores evoluem.

Mudanças nas demandas do consumidor

Os desejos do consumidor nunca foram consistentes, mas hoje há muitos fatores interessantes que afetam essas demandas, o que aumentou a fragmentação do mercado e causou a proliferação de novas marcas e unidades de manutenção de estoque (SKUs, na sigla em inglês), por isso é importante entender esses fatores.

Primeiro, as empresas de CPG estão mirando o segmento de mercado da Geração Z. Estudos indicam que cerca de 38% da Geração Z está disposta a experimentar novas marcas e comprar produtos mais saudáveis, sustentáveis, transparentes e inovadores de várias empresas, representando um aumento em comparação com outras gerações.

Outros fatores incluem a aceleração das compras online e iniciativas como “coma em casa”, que tiveram um impulso considerável durante a COVID. Esses fatores estão forçando as empresas a reformular seus portfólios de produtos. De acordo com um relatório recente da Grand View Research, o setor de kits de refeições nos Estados Unidos pode apresentar a taxa de crescimento anual composta de 15,3%, atingindo quase US$ 64 bilhões até 2030. As vendas de kits de refeições em plataformas online representam atualmente mais de 63% desse mercado.

Um dos maiores fatores que afetam as demandas do consumidor é que a ONU prevê a população mundial de 8,6 bilhões em 2030 – com a maior parte desse crescimento impulsionada por mercados emergentes e em desenvolvimento. Consequentemente, muitos desses consumidores terão renda limitada, pois estudos do Banco Mundial estimam que 47% da população global vive com menos de US$ 6,85 por pessoa por dia.

Para gerenciar esses fatores, as empresas de CPG terão que acelerar a chegada ao mercado de seus produtos e ser mais responsivas às demandas do consumidor, garantindo ciclos de NPI (introdução de novos produtos) mais curtos e amplos. Para fazer isso, as empresas devem integrar digitalmente todo o ciclo de vida para eliminar os silos de departamentos e permitir o fluxo de informações e dados para todos os grupos envolvidos. Isso requer mais do que a adoção de algumas ferramentas digitais ou a digitalização de certos aspectos do processo, pois a digitalização de todo o processo de desenvolvimento de produtos é essencial para o sucesso.

Fábricas flexíveis para produção flexível

O cenário em constante mudança de inovação, produtos personalizados, comércio eletrônico acelerado e mudanças comerciais também estão colocando muita pressão sobre as fábricas e suas operações de produção. O CPG é uma indústria altamente automatizada, então parece bem posicionada para atender ao cenário em constante mudança. No entanto, a maioria das empresas de CPG implementou seus sistemas de automação entre as décadas de 1980 e 1990. Seu principal objetivo naquela época era produzir grandes lotes de produtos da forma mais eficiente possível. Quarenta anos depois, essas mesmas máquinas e sistemas de automação têm dificuldade para se adaptar às mudanças contínuas nos produtos. Isso ocorre em parte porque eles não estão equipados com tecnologias modernas que auxiliam na conectividade e flexibilidade, como IoT e IA. 

Hoje, as fábricas precisam ser capazes de fabricar um número maior de produtos e variantes de produtos. Quando uma receita de produto recém-atualizada chega à fábrica, as empresas precisam ser capazes de atualizar e/ou reconfigurar todo o processo de produção de forma rápida e fácil – da automação da linha às máquinas. Os fabricantes precisam de sistemas de produção e máquinas que possam garantir velocidade e qualidade, além de flexibilidade para que possam se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. Não importa se uma empresa está construindo uma fábrica nova ou modernizando fábricas atuais, é fundamental introduzir flexibilidade no ecossistema de manufatura.

Existem várias maneiras de aumentar a flexibilidade da produção. A tecnologia de gêmeo digital – combinada a soluções de planejamento de manufatura e operações de manufatura – no início do ciclo de vida do produto, permite prever a viabilidade e o desempenho da produção, minimizando os tempos de interrupção da produção e garantindo a qualidade. Um dos últimos avanços na área de automação é o uso de controladores lógicos programáveis (PLC) virtuais. As organizações podem fazer o download de PLCs virtuais na forma de aplicativos de borda e integrá-los diretamente ao ambiente de TI, modernizando fábricas ou linhas de produção mais antigas.

As linhas e os equipamentos de produção também desempenham papéis importantes na melhoria da flexibilidade da produção. Novas máquinas inteligentes geralmente têm designs flexíveis e modulares que facilitam a integração em linhas de produção e podem se adaptar para executar várias tarefas. Essas novas tecnologias são aplicadas a essas máquinas por meio da computação de borda, onde podem executar software no nível da máquina — incluindo aplicativos de IA. As máquinas habilitadas para IoT podem aumentar a conectividade, facilitando a integração, e podem até automatizar algumas tarefas de engenharia.

Como lidar com as complexidades da cadeia de suprimentos

Os riscos da cadeia de suprimentos continuam um problema para os CPGs. Oscilações no preço do petróleo, crises políticas e guerras impactam negativamente as rotas tradicionais de fornecimento, forçando as empresas a analisar estrategicamente seus portfólios de produtos, procurar alternativas e avaliar novas opções de fornecimento. Com frequência, as empresas optam pelo nearshore, isto é, fabricar produtos perto do consumidor para encurtar as cadeias de fornecimento.

Além disso, obstáculos podem surgir relacionados ao clima que podem dificultar a melhoria das margens de lucro. A digitalização da cadeia de suprimentos para construir uma “torre de controle central” pode resolver esses desafios. Soluções flexíveis de planejamento da cadeia de fornecimento fornecem informações em tempo real sobre custos de envio, tarifas e materiais, permitindo decisões mais acertadas.

Porém, as torres de controle digitais resolvem apenas parte do desafio da cadeia de suprimentos. A contaminação, por exemplo, é uma preocupação crescente na indústria de alimentos e bebidas e geralmente é causada por falhas na cadeia de suprimentos. A segurança dos CPGs também está se tornando cada vez mais importante, pois regulamentações rigorosas específicas da região ou do país influenciam as práticas. Mesmo assim, os incidentes de intoxicação alimentar estão aumentando, com uma estimativa de 1 em cada 10 pessoas adoecendo por causa do consumo de alimento contaminado em todo mundo a cada ano. Muitos casos de intoxicação alimentar são causados por problemas na cadeia de suprimentos, com os ingredientes agrícolas e produtos alimentícios finais sendo os mais susceptíveis.

Independentemente da aquisição de materiais localmente ou no exterior por parte das empresas de CPG, sempre existirá o risco de interferências na cadeia de suprimentos. A rastreabilidade dos ingredientes e produtos finais é a única maneira de certificar a segurança e legitimidade dos produtos. No caso de um problema de contaminação, a rastreabilidade permite determinar rapidamente a fonte.

As soluções integradas de gerenciamento do ciclo de vida disponíveis hoje permitem desenvolver um backbone digital robusto, que pode fornecer rastreabilidade completa dos produtos. A tecnologia de blockchain, por exemplo, armazena imutavelmente dados de rastreabilidade e eventos, fornecendo aos grupos envolvidos uma única fonte de informações geradas a partir de dados seguros que não podem ser substituídos ou alterados. Isso cria uma pegada digital para a verificação e validação de informações. Associada à IoT, a tecnologia blockchain pode fornecer insights “da fazenda à mesa”, ajudando a eliminar o erro humano e aumentando a transparência em uma cadeia de suprimentos complexa de múltiplas camadas.

Preparando-se hoje para os problemas de amanhã

Muitas empresas no setor de CPG estão relutantes em aprimorar e digitalizar seus processos por meio de software e automação. O setor teme que a implementação de novas tecnologias possa afetar os tempos de interrupção e aumentar os custos operacionais. Embora pareça segura a ideia de continuar a ”fazer as coisas do jeito que sempre foram feitas”, na realidade não é. O cenário atual exige uma revolução na forma como as empresas desenvolvem, fabricam e fornecem seus produtos.

O setor de CPG precisa implementar soluções digitais novas, flexíveis e escaláveis para atender às suas metas atuais e futuras, enquanto supera obstáculos que devem se tornar ainda mais complexos com o aumento da população, a evolução dos ecossistemas e as novas tendências. Por meio da transformação digital, as organizações podem criar uma única fonte de informações em toda a empresa. Marcas, programas e ciclos de vida de produtos são combinados em somente um banco de dados que pode impulsionar a colaboração em todo o ecossistema de CPGs, mantendo o valor da marca. Ao integrar todo o ciclo de vida digital, as empresas podem melhorar a qualidade, promover a fidelidade à marca e melhorar a velocidade de lançamento de novos produtos no mercado, permitindo que não apenas sobrevivam, mas prosperem no mercado atual.

Para saber mais sobre o impacto da transformação digital no setor de alimentos e bebidas, visite o site.

Mario Vollbracht é o vice-presidente de produtos ao consumidor e varejo da Siemens Digital Industries Software. Ele se juntou à Siemens em 2022 com mais de 25 anos de experiência na indústria, incluindo experiência direta na indústria, consultoria em gestão e uma vasta experiência em gestão de TI. 

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SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

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