Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

unnamed (11)

A Praça Barão Pinto Lima foi o local da ação da Coopermiti e da Aster, por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Reciclagem, celebrado no dia 17 de maio.  O  projeto “Zelando Juntos” teve  como objetivo de conscientizar e educar o público para o correto descarte do lixo eletrônico que se acumula em casa.

O evento ocorreu no dia 18 de maio e a Aster recebeu o certificado “Selo Verde”,  pela gestão ambientalmente consciente em todos os setores da empresa.

“Eles coletam peças nos lixos por aí ou recebem doações de equipamentos como televisores, celulares, fitas de vídeo cassete e outros. Desmontam os mesmos para extrair o cobre e outros materiais de valor e, em muitos casos, acabam, sem saber, sendo pessoalmente contaminados ou contaminando o meio ambiente quando esses equipamentos estão danificados e as partes pelas quais eles não se interessam são inapropriadamente manuseadas ou descartadas nos lixões, terrenos ou até nas ruas. Para piorar, quando ocorre uma chuva, esses contaminantes vão parar na rede pluvial ou são absorvidos pelo solo e podem alcançar o lençol freático”, ensina Cintia Pereira, gestora ambiental e co-fundadora da Coopermiti.

TAGS: ,

Deixe seu comentário

0

schneider-electricTodos os anos, a Equileap classifica as empresas globais pelo progresso em direção à igualdade de gêneros. No índice 2018, a Schneider Electric ficou em primeiro lugar no setor industrial e em 15º na classificação geral.

Ajudar os investidores a decidir sobre critérios não-financeiros

O índice anual da Equileap das 200 principais empresas em termos de igualdade de gêneros foi projetado para ajudar os investidores a basear suas decisões em critérios não-financeiros. Para estabelecer esse ranking, o instituto investiga 3 mil empresas de vários setores, com valor de mercado superior a US$ 2 bilhões. A metodologia, inspirada nos Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas, analisa 19 critérios não-financeiros que impactam a igualdade de gêneros, como paridade salarial, oportunidades de progresso na carreira, igualdade de gêneros em subcontratados, políticas de licença familiar, e programas contra assédio sexual e discriminação no local de trabalho.

O resultado reflete o compromisso da Schneider Electric com a igualdade de gêneros

“A igualdade de gêneros no local de trabalho é extremamente importante, não apenas porque é um imperativo moral, mas porque é fundamental ajudar todos os colaboradores a desenvolver suas habilidades e alcançar todo seu potencial. Igualdade genuína significa que cada colaborador se beneficia das mesmas recompensas, recursos e oportunidades, independentemente do sexo. Conseguir isso é intrínseco ao DNA da Schneider Electric”, comenta Olivier Blum, diretor de Recursos Humanos e vice-presidente executivo da Schneider Electric.

TAGS: , ,

Deixe seu comentário

0

feiraA Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apresenta a “Indústria do Futuro” durante a 31ª Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Processos, Embalagens e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, que acontece de 23 a 26 de junho de 2015, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. No estande da entidade, serão apresentados novos conceitos para aprimorar a gestão e os processos logísticos das empresas.
Na Indústria do Futuro, a GS1 apresentará ferramentas úteis para as empresas se conectarem mais eficientemente com toda a cadeia de suprimentos além da gestão e processos internos. Uma destas ferramentas é o Cadastro Nacional de Produtos (CNP), que auxilia as empresas no cadastro e gestão de produtos, conectando-a com varejo e seu consumidor final. O CNP, ferramenta on-line criada pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, auxilia a indústria e o varejo no cadastro e gerenciamento de informações, além de proporcionar boa visibilidade para as empresas que, cada vez mais, buscam transparência e segurança aos processos.

A entidade demonstrará também recursos inovadores para o controle de estoque utilizando a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID). O objetivo é mostrar na prática como o RFID é eficiente para tornar os processos logísticos mais ágeis, além de reduzir custos operacionais e otimizar o tempo de atividades. Para se ter uma ideia, com a radiofrequência não é necessário fazer a contagem peça por peça no estoque, pois os itens já estão identificados com as etiquetas inteligentes e basta um leitor para fazer a checagem e contagem automática dos produtos. Além disso, a tecnologia proporciona maior precisão e integridade da informação desde a fabricação até a chegada ao varejo e venda ao consumidor.

Com o investimento em tecnologias de automação, o empresário garante a produtividade e a entrega eficiente de produtos e serviços e toda a cadeia se beneficia com a padronização dos processos. O consumidor final, por sua vez, ganha com o atendimento qualificado e diferenciado por ter uma experiência de compra inovadora e confiável.

Durante os quatro dias de evento, os visitantes conferem as principais inovações e tendências nacionais e internacionais da indústria e um portfólio variado de produtos e serviços.

Serviço
Fispal Tecnologia – 31ª Feira Internacional de Processos, Embalagens e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas
Data: 23 a 26 de junho de 2015
Horário: 13h às 20h (novo horário)
Local: Pavilhão do Anhembi – Av. Olavo Fontoura 1.209, Santana – São Paulo/SPINSCRIÇÃO NA CATEGORIA IMPRENSA DO PRÊMIO AUTOMAÇÃO GS1 BRASIL EM www.gs1br.org/premiacaoimprensa

TAGS: , , ,

Deixe seu comentário

0

abreVisitantes poderão votar no estande da entidade

Entre os dias 23 e 26 de junho, os visitantes da 31ª edição da Fispal Tecnologia que passarem pelo estande da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem -  poderão escolher quem será o vencedor, na categoria especial Voto Popular, do 15º Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, promovido e organizado pela ABRE.

A principal novidade para este ano na categoria é que a embalagem estará em ambiente online, o que possibilita ao participante ter acesso à defesa do case, como acontece para o júri técnico. Durante o processo de votação, o visitante tem acesso às imagens de todas as embalagens concorrentes e ao posicionar o mouse em cima da imagem aparece o texto que justifica o porquê a embalagem está concorrendo ao Prêmio, ou seja, qual o seu diferencial. “Esta iniciativa vai ao encontro da tendência do mercado, onde tudo é mais interativo, além de ser mais uma inovação para marcar os 15 anos do Prêmio ABRE”, explica Isabella Salibe, gerente Comercial e de Marketing da ABRE.

O Prêmio ABRE ganhou, a partir deste ano, uma identidade própria, criada pela agência mineira Greco Design, que reposiciona o conceito do Prêmio. “O objetivo é dar autonomia e destacar ainda mais a relevância do Prêmio perante o mercado”, comenta Isabella. A premiação tem por objetivo reconhecer as embalagens que mais se destacaram ao longo do último ano como ícones de qualidade, tecnologia, design, funcionalidade e inovação, além de incentivar a eficiência dos processos e o desenvolvimento sustentável, entre outras iniciativas importantes para o crescimento e valorização das embalagens brasileiras.

O Voto Popular acontece na Fispal Tecnologia desde a primeira edição do Prêmio ABRE, em 2001, e contabiliza mais de 2,5 mil votos por edição. “Já é tradição a votação presencial desta categoria durante a Fispal. A cada ano, cresce o interesse, assim como o número de visitantes que buscam o nosso estande para dar a sua opinião”, observa Isabella.

Mais informações sobre o Prêmio, bem como sobre seu regulamento, acesse www.premioabre.org.br.

 

TAGS: ,

Deixe seu comentário

0

Prêmio da Dow reconhece projetos acadêmicos que apresentam soluções inovadoras para um mundo mais sustentável

Hoje, 15 de dezembro, a Dow Brasil premia as vencedoras da terceira edição do Desafio Estudantil de Inovação e Sustentabilidade que reconhece trabalhos acadêmicos de pesquisa que busquem soluções sustentáveis para alguns dos maiores desafios sociais, econômicos e ambientais do planeta. Três trabalhos da Universidade de São Paulo (USP) receberam prêmios de R$ 18.000,00 a serem pagos pela Fundação Dow, sediada nos Estados Unidos.

“Soluções sustentáveis não são apenas um impulso aos negócios e à inovação, são a chave para resolver os desafios mais urgentes do mundo”, disse John Biggs, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow. “Eu falo por todos na Dow quando digo o quanto estamos orgulhosos em reconhecer o pensamento inovador e a colaboração apresentada por uma nova geração de cientistas e líderes trabalhando juntos em direção a um futuro mais sustentável”, conclui.

Iniciado em 2009, em alinhamento às Metas Globais de Sustentabilidade da Dow 2015, o Desafio Estudantil de Inovação e Sustentabilidade ocorre por meio de parcerias da Dow com oito universidades – quatro nos Estados Unidos e quatro em outras regiões do mundo, dentre elas a USP, no Brasil. Os 46 vencedores do prêmio global foram selecionados por meio de um processo interno das universidades participantes com a orientação de critérios fornecida pela Dow. Alice Dantas Brites, Thalita Peixoto Bass e Ana Luiza Silva Spínola foram as representantes brasileiras selecionadas por suas pesquisas.

As pós-graduadas reconhecidas foram:

Alice Dantas Brites, com sua dissertação “Monitoramento dos efeitos ecológicos e socioeconômicos da comercialização de produtos florestais não madeireiros”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP.

Dra. Ana Luiza Silva Spínola, com sua tese “Inserção das áreas contaminadas na gestão municipal: desafios e tendências”, defendida na Faculdade de Saúde Pública.

Thalita Peixoto Basso, com sua dissertação “Atividade celulolítica de fungos isolados de bagaço de cana-de-açúcar e serapilheira em comparação com cepas de Trichoderma reesei, defendida na ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.

Além destes três ganhadores, a Comissão indicou para Menção Honrosa os seguintes três acadêmicos:

Aloisio Coelho Junior, com sua dissertação “Otimização da criação de Anagasta kuehniella(Zeller, 1879), hospedeiro alternativo de Trichogramma spp., baseando-se na temperatura, densidade larval e concentração de dióxido de carbono”, defendida na na ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”.

Dr. Marcelo Chuei Matsudo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, com o trabalho “CO2 from Alcoholic Fermentation for Continuous Cultivation of Arthrospira (Spirulina) platensis in Tubular Photobioreactor Using Urea as Nitrogen Source”, publicado no Biotechnology Progress Journal.

Mauro Prato, com a dissertação “Ocorrência natural de sexuados, produção in vitro de rainhas e multiplicação de colônias em Tetragonisca angustula (Hymenoptera, Apidae, Meliponini)” defendida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

 

TAGS: , ,

Deixe seu comentário

0

O Prêmio Nacional de Inovação, antigo Prêmio CNI, é o reconhecimento às empresas do segmento da indústria que contribuem para o aumento da competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor no país. A cada edição o que conta é a capacidade de pôr em prática boas idéias, inovar e superar obstáculos, com a introdução de novos produtos, processos e serviços e de melhorias no ambiente organizacional e cultural das empresas.

Neste ano de 2011, 427 projetos de 254 empresas concorreram em quatro categorias: gestão da inovação, competitividade, design e desenvolvimento sustentável, e a NOVUS ficou em 1º lugar na categoria Competitividade para Média e Grande Empresa!

A NOVUS concorreu ao prêmio com o FieldLogger e o anúncio desta conquista de grande importância ocorreu na noite do dia 02 de outubro, em cerimônia realizada no Sheraton WTC, em São Paulo.

O FieldLogger é um módulo de leitura e registro de variáveis analógicas, digitais e outras, com grande resolução e velocidade. Trata-se de um equipamento de alto desempenho e alta conectividade, porém fácil de configurar e operar. Para saber mais sobre o FieldLogger, o produto que levou a NOVUS a mais esta importante conquista, acesse www.fieldlogger.com.br.

Para Marcos Dillenburg, Diretor de Tecnologia da NOVUS, o prêmio é um reconhecimento ao valor do trabalho em equipe. Conforme a empresa, a Inovação em produtos só é possível pelo trabalho conjunto e em harmonia entre Marketing, Engenharia, Fábrica e Comercial, sendo o FieldLogger a melhor e mais recente expressão da forma da NOVUS de inovar.

TAGS: , ,

Deixe seu comentário

0

A Vulkan conquistou o Prêmio Visão Agro Paulista 2011, na categoria Acoplamentos Elásticos. O evento foi realizado pelo Grupo Visão, em Piracicaba (SP), com o objetivo de homenagear usinas, destilarias e empresas fornecedoras de produtos e serviços do estado de São Paulo; além de empreendedores visionários que se destacaram em áreas de transformação e produção no agronegócio canavieiro de todo o país.

Após pesquisa realizada no primeiro semestre de 2011 com usinas e destilarias, a Vulkan foi escolhida como a empresa com desempenho mais admirável no setor de Acoplamentos Elásticos.

O prêmio é considerado um dos mais importantes e é reconhecido por todo setor agro. “Ficamos muito felizes em recebê-lo, pois isso significa que o nosso foco em apresentar produtos de alta qualidade são reconhecidos pelo mercado”, declara Daniel Cunha, Consultor Técnico de Vendas da Vulkan.

Além dos acoplamentos elásticos, a VULKAN também fornece ao setor sucroalcooleiro, acoplamentos de engrenagem, acoplamentos flexíveis de lâminas, acoplamentos hidráulicos, contra-recuos e rodas livres, freios eletromagnéticos, freios pneumáticos, freios eletrohidráulicos de sapatas, redutores e motoredutores.

TAGS: , , , , , , ,

Deixe seu comentário

0

A SEC Alstom (Wuhan) Transformers Co. Ltd., joint venture entre Alstom Grid e Shanghai Electric Group (SEC), ganhou o Prêmio Nacional de Excelência em Projetos de Investimento 2011 da Associação de Investimentos da China. O prêmio reconhece a realização bem sucedida da usina transformadora “verde” SEC Alstom Wuhan Transformers (SAWT) – a primeira do mundo.

A SAWT é uma das unidades de fabricação de transformadores de Ultra-alta tensão mais avançadas da China, capaz de projetar, fabricar e testar transformadores de Corrente Alternada em Ultra-alta tensão (UHVAC – Ultra High Voltage Alternating Current) de até 1200 kV e transformadores de Corrente Contínua em Alta Tensão (HDC – Voltage Direct Current) de até 1100kV.

Desde sua concepção, a SAWT tinha o objetivo de ser uma referência em design e gestão de fábricas ambientalmente conscientes, reafirmando o compromisso contínuo da Alstom Grid com o desenvolvimento sustentável. Em novembro de 2009, a SAWT recebeu um certificado Leadership in Energy & Environmental Design (LEED) do United States Green Building Council. As iniciativas verdes da SAWT incluem o uso de materiais amigáveis ao meio ambiente para escritórios e construções fabris; energia solar para iluminação externa e vapor de resíduos reciclados para aquecimento. A ausência de caldeiras ou geradores a diesel garante baixas emissões de carbono, enquanto um sistema de coleta de água da chuva colabora com a economia de água.

A Investment Association of China (IAC) homenageia projetos que mostram excelência em tecnologia avançada e inovação, e também em segurança. O projeto da Alstom Grid foi um dos 38 a serem reconhecidos pela IAC em 2011. Entre os outros estão o projeto da Represa de Três Gargantas, a Ferrovia Intermunicipal Beijing-Tianjin e a Expansão do Aeroporto de Pudong.Sobre a Alstom.

TAGS: ,

Deixe seu comentário

Prêmio FINEP de Inovação 2011

Icone Evento,Prêmio | Por em 6 de julho de 2011

0

O Prêmio FINEP de Inovação foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições científicas e tecnológicas e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e já aplicados no País ou no exterior. Podem concorrer ao Prêmio as empresas que tenham a inovação como elemento relevante em suas estratégias de atuação.

 As empresas e instituições inovadoras são aquelas que desenvolvem soluções em forma de produtos, processos, metodologias e/ou serviços novos ou significativamente modificados, que estejam no mercado há pelo menos 3 anos.

Serviço:

As inscrições encerram-se em 6 ou 14 de outubro, conforme a categoria.

Informações:  http://www2.finep.gov.br/premio/index.php?pg=regulamento

TAGS: , ,

Deixe seu comentário

0

No ano em que completa seus 10 anos de atuação, a SERQUÍMICA recebeu homenagem na Câmara Municipal de Vereadores de Sertãozinho. Idealizada pelo vereador Ricardo Almussa e proferida no dia 6 de junho, a moção parabenizou não somente a SERQUÍMICA, mas também todo o Grupo, incluindo a empresa LIDERQUÍMICA e a atuação da  equipe de colaboradores.

Foi ressaltada a atuação proativa das empresas, que ingressaram no mercado priorizando a qualidade e o dinamismo no setor sucroenergético, e, também em diversos segmentos industriais. As empresas do Grupo consolidam seus nomes produzindo e fornecendo produtos e insumos químicos de extrema qualidade a todo o mercado nacional.

Junto a outras empresas deste grande polo industrial do Estado de São Paulo, o Grupo SERQUÍMICA é motivo de orgulho e incentivo não somente para o mercado, mas para todo o município de Sertãozinho, que tem grande parte de seu crescimento alavancado pelas indústrias locais.

TAGS: ,

Deixe seu comentário

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

negócios infraestrutura máquinas exportação Perspectivas IBGE importação PIB CNI Revista P&S inovação máquina Evento Pesquisa Feira Internacional da Mecânica Site P&S Artigo Radar Industrial Investimento FIESP meio ambiente sustentabilidade Lançamento máquinas e equipamentos mercado tecnologia Economia Feimafe Feira indústria