Visite o site da P&S Visite o site do Radar Industrial Visite o site da Banas Ir para página inicial RSS

0

Durante todo o dia 23 de maio o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles e o superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Jairo Vaz, apresentaram para executivos da Coréia as oportunidades de investimento e de comércio na agropecuária baiana.

Estavam presentes presidentes e diretores de empresas conhecidas internacionalmente como a Samsung, LG, Hyundai, Daewoo, Hanjin, entre outras. Os representantes da Secretaria da Agricultura foram convidados pela A T Korea Agro-Fisheries Trade Corp, inclusive com as despesas de viagem pagas, para apresentar as oportunidades da Bahia em um Seminário de Oportunidades de Investimento e Comércio.

No dia de hoie eles visitam as estruturas de portos e armazenagem da A T e participam de reuniões para programarem uma missão Coreana para os próximos meses à Bahia.

TAGS:

Deixe seu comentário

0

Com o objetivo de promover ampla discussão sobre o cultivo da graviola no Estado, a Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promove nesta quinta-feira, (26), o 1º Seminário da Graviola. O evento acontecerá no auditório da Escola Menandro Minahim, das 8h às 17h30, no município de Wenceslau Guimarães, maior produtor do Estado com 1.300 hectares de área plantada.

 Da programação do seminário constam palestras sobre “Produção Integradas das Anonáceas”, “A importância do Agronegócio Graviola no Estado da Bahia”, “Alternativas de Controle Integrado das Pragas das Anonáceas”, Exigências de Mercado na comercialização da Graviola”, “Boas Práticas na Agroindustrialização da Graviola” e “Comercialização da Graviola”.

 “A graviola é uma excelente alternativa para diversificar a cultura do cacau em toda região Sul do Estado, garantindo renda para o agricultor familiar”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, destacando ainda a que secretaria tem como meta a agroindustrialização da graviola, com a implantação de uma fábrica para produzir sucos e derivados da fruta.

 De acordo com Geraldo Nascimento, técnico da Adab especialista em graviola, a Bahia tem hoje cerca de 1,5 mil hectares plantados e possibilidade de ampliação, produzindo cerca de 9 mil toneladas ano. “Isso gera receita anual de R$ 15 milhões”, disse ele, acrescentando que a produtividade é de 10 a 12 toneladas por hectare. “É uma cultura que vale a pena, dá bom retorno e segurança para o agricultor familiar”, afirma.

 A Bahia detém 85% da área cultivada com graviola no Brasil, com destaque para as regiões do litoral sul e extremo sul do Estado. No total a Adab georeferenciou, nos últimos dois anos, 31 municípios produtores, confirmando a Bahia como o maior produtor mundial de graviola.

 Diante da importância econômica desta cultura, a equipe técnica da Adab vem realizando um grande trabalho em campo, identificando ocorrências fitossanitárias, táticas de controle de pragas, produção de viveiros de mudas e rastreabilidade. “O incentivo à produção de graviola tem entre outros o objetivo de gerar emprego e melhores condições de vida aos produtores e atender ao crescente interesse do mercado pela polpa”, enfatiza o diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá.

 Desde 2009 foram aplicados inquéritos fitossanitários em mais de 500 propriedades produtoras. “Todas as ações visam executar políticas públicas na defesa do patrimônio fitossanitário da Bahia, identificando demandas dos produtores e apontando alternativas para os desafios”, ressalta o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando que os produtores rurais de graviola do Estado, em sua maioria, integram a agricultura familiar.

TAGS:

Deixe seu comentário

0

O etanol brasileiro é visto como um modelo bem sucedido, para o mundo inteiro. Contudo, carece de investimentos no setor. A expectativa hoje é que tenha déficit de cana-de-açúcar para atender à frota crescente de veículos flexíveis, cuja participação no mercado nacional tem avançado a uma taxa média de 35% ao ano desde 2006.

Caso não haja investimento necessário, a previsão é que o volume de carros bicombustível abastecidos com etanol caia consideravelmente. A participação, que já atingiu 60% na safra 2008/2009, diminuiu para 45% neste ano, e pode cair mais ainda, para 37%, em 2020/2021, conforme dados fornecidos pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

O objetivo da Unica era abastecer com etanol 66% da frota de bicombustíveis , mas falta matéria-prima. Nesta safra o déficit seria de 143 milhões de toneladas de cana para conseguir atingir o objetivo. A entidade diz que esse déficit pode ocorrer mesmo com a expansão prevista para as 430 usinas em operação hoje.

TAGS: ,

Deixe seu comentário

0

 

A  Siemens forneceu sistema inteligente de automação que permite maior controle e melhor eficiência do sistema de esgotamento sanitário da Zona Sul carioca, contribuindo para a melhoria da qualidade de água da Lagoa Rodrigo de Freitas.  A solução implementada pela Siemens é inédita no País para saneamento e prevê a supervisão, monitoramento e controle das elevatórias responsáveis pelo esgotamento sanitário da bacia hidrográfica da Lagoa. A iniciativa faz parte do projeto “Lagoa Limpa”, desenvolvido pelo Grupo EBX em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro,  que, juntos pretendem contribuir para a recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas.

“Este projeto é uma referência importante para a Siemens, neste momento em que estamos concentrando nossa atuação no segmento de saneamento, trazendo novas tecnologias de automação, com sensores e softwares inteligentes”, comenta Ana Cristina Rodrigues, gerente de produto. A companhia é a única que possui toda linha de soluções e produtos para o segmento, além de dispor de soluções em tratamento de água.

A recuperação ambiental  da Lagoa Rodrigo de Freitas é de grande importância para a cidade do Rio de Janeiro, principalmente agora com a notícia dos Jogos Olímpicos de 2016. “O projeto faz uma retomada de um antigo conceito de aumentar a troca de água entre o mar e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Em vez de fazer um quebra-mar, que mudaria a fisionomia das praias de Ipanema e do Leblon, foi proposta uma alternativa de construir dutos subterrâneos, que renovariam toda a água da lagoa a cada 90 dias”, revela Ana Cristina.

O trabalho prevê uso de softwares inteligentes, que poderão, por exemplo, aumentar ou diminuir a vazão de acordo com os dados que receberem dos sensores. O sistema de automação conta com controladores SIMATIC S7-200 Sinaut, um para cada uma das 23 estações de bombeamento das elevatórias, os quais enviam sinal para o centro de controle dentro da estação de tratamento de efluentes (ETE) no Leblon por meio de comunicação GPRS – Serviço de Rádio de Pacote Geral é uma tecnologia que aumenta as taxas de transferência de dados e vai permitir um monitoramento completo em tempo real dos níveis de vazão, corrente e oxigenação da lagoa.

No centro de controle ficam as estações de operação remotas, com dois servidores SIMATIC WinCC redundantes, duas estações clientes e uma estação de engenharia para manutenção do sistema. “Nosso sistema mostra ao operador não só o problema, mas propõe soluções em tempo real”, afirma.

O Setor Industry da Siemens é fornecedor líder mundial em sistemas de produção, transporte e construção. Tecnologias de hardware e software combinadas com soluções específicas para o setor possibilitam à Siemens aumentar a produtividade e a eficiência de seus clientes nas áreas de indústria e infra-estrutura. O Setor compreende seis Divisões: Building Technologies, Industry Automation, Industry Solutions, Mobility, Drive Technologies and Osram. O setor fechou o exercício fiscal 2010 com vendas totais de aproximadamente € 34.9 bilhões.

TAGS: ,

Deixe seu comentário

0

 

O presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), José Alberto Pereira Ribeiro, propôs dia 17 de abril a criação da Empresa Brasileira de Planejamento Logístico (EBPL), entidade estatal que seria responsável por grandes projetos na área de transportes. A proposta foi feita na reunião do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“O sistema logístico brasileiro se ressente de uma estrutura de planejamento de médio e longo prazos em nível governamental, o que limita drasticamente os horizontes também do setor privado em suas decisões de investimento em infraestrutura, diretamente ou em parceria com o governo”, justificou Ribeiro. Lembrou que o extinto Geipot, estatal de planejamento de transportes, “permitiu avanço considerável no desenvolvimento da infraestrutura logística”.

 O presidente da Aneor negou que sua sugestão represente o retorno da estatização na economia. “São críticas de fundo estritamente ideológico. Diante da escala e do nível de complexidade da nossa economia, o planejamento de investimento em infraestrutura a partir de uma empresa de projetos é vital, sendo sua ausência um entrave direto ao desenvolvimento”, assinalou.

Segundo ele, a EBPL é uma necessidade para a economia. Ribeiro citou como um bom precedente a criação da EPE, a Empresa de Pesquisa Energética, sem a qual, na sua opinião, não ocorreria a retomada dos grandes projetos hidrelétricos, como as usinas de Jirau, Santo Antônio e Belo Monte.

TAGS: , ,

Deixe seu comentário

0

Conforme a BBC Brasil em Washington,o Brasil está incluído em um grupo de seis economias emergentes que, segundo o Banco Mundial, irão redefinir a estrutura econômica global no futuro próximo.

O relatório lançado nesta terça-feira, 17, em Washington, e noticiado pelo jornal Estado de São Pauo, até 2025 as economias do Brasil, China, Índia, Rússia, Indonésia e Coreia do Sul vão responder por mais da metade do crescimento global.

“À medida que o poder econômico muda, essas economias bem-sucedidas vão ajudar a conduzir o crescimento em países de baixa renda por meio de transações comerciais e financeiras transfronteiriças”, afirmativa do documento.

Segundo o relatório Global Development Horizons 2011 – Multipolarity: The New Global Economy (“Horizontes do Desenvolvimento Mundial 2011 – Multipolaridade: a Nova Economia Mundial”, em tradução livre), os emergentes vão crescer em média 4,7% até 2025. Os países avançados, apesar de continuarem a ter um peso importante na economia global, deverão crescer em média apenas 2,3% no mesmo período.

TAGS: ,

Deixe seu comentário

2

Sócio-fundador do Grupo Bener narra em livro como aconteceu o processo de abertura para a importação de máquinas-operatrizes no Brasil, que deu origem a um dos maiores grupos importadores de bens de capital do país

 

“Máquinas e Equipamentos Industriais – Uma história a ser contada e eternizada por Bernard Lerner” é um livro para quem quer conhecer o cenário político e econômico que culminou com a abertura para a importação de máquinas-operatrizes e outros bens de capital no Brasil, na visão de quem estava no centro dos acontecimentos.

Bernard Lerner, sócio-fundador do Grupo Bener, era capitão de indústria nos anos 80 (era sócio da Infresa, então líder na fabricação de fresas no país) e sofria todos os reveses que a inflação desenfreada e a economia fechada impunham ao industrial brasileiro. Como muitos, perdeu tudo com o confisco do Governo Collor e teve que recomeçar, enxergando na importação de máquinas uma boa oportunidade. Tão boa que nascia ali o Grupo Bener, fundado em 1995, que rapidamente se tornou um dos maiores importadores de máquinas e equipamentos industriais do Brasil.

Reunindo histórias e relatos de quem ajudou a construir um dos setores chaves do país, o livro, gratuito, será lançado no dia 23 de maio, às 18h, durante a FEIMAFE 2011. Bernard Lerner estará no stand do Grupo Bener (Rua F 68), autografando para amigos, clientes e interessados no processo atual da industrialização no Brasil.

TAGS: ,

Deixe seu comentário

0

No último dia de Brasilplast, Blog Industrial desmistifica algumas das dúvidas mais usuais sobre sacolas plásticas

A Brasilplast, 13º Feira Internacional da Indústria do Plástico, de 9 a 13 de maio no Anhembi, São Paulo, está no seu último dia e o assunto que permeia o evento é o uso inadequado das sacolas plásticas e a lei que proíbe seu uso nos supermercados, ainda em votação.

Neste contexto, Blog Industrial esclarece alguns Mitos e Verdades, mostrando também o lado positivo do produto, conforme pesquisa cedida pela ABIEF, Associação brasileira da indústria de embalagens flexíveis.

– As sacolas de plástico não são recicláveis – MITO.

A Entidade afirma que os plásticos são 100% recicláveis, além de não emitirem resíduos tóxicos. Este tipo de material pode gerar energia para abastecer residências e indústrias.

A cadeia de valor que produz e consome sacolas plásticas no País vem há mais de dois anos trabalhando em campanha educativa sobre o consumo responsável das sacolas. Tal campanha visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de praticar os 3Rs (Reduzir, Reciclar e Reutilizar) como forma de enfrentar o problema causado pelos resíduos. Segundo a Califórnia Integrated Waste Management Board, sacos plásticos utilizam apenas 0,4% do espaço em aterros sanitários.

– Sacolas de plástico têm uma produção mais poluente do que as sacolas de papel – MITO

Um exemplo claro disso, segundo a pesquisa da ABIEF, em cidades americanas em que sacolas de plástico foram abolidas, como São Francisco- Califórnia, o que se viu foi um enorme aumento no consumo das sacolas de papel, que, embora tenha uma fonte renovável (celulose das árvores), estudos sugerem que sua produção é mais poluente do que a das plásticas, feitas com derivados de petróleo.

Inclusive, a emissão de gases poluentes desde a extração da matéria-prima até a disposição final dos produtos, foi constatada que as sacolas de papel com 30% de fibras recicladas emitiram o dobro de CO2 do que as de polietileno (o plástico usado nas sacolas de supermercado). Parte desta diferença se dá ao uso de água na fabricação e na geração de lixo, que chega a ser cinco vezes maior.

Consumidor prefere sacolas de papel, pano – MITO

De acordo com pesquisa Ibope, 71% das donas de casa brasileiras consideram sacolas de plástico como o meio ideal de transportarem as compras, inclusive as que utilizam de transporte público. Os consumidores geralmente acondicionam o lixo doméstico e outros resíduos nestas sacolas plásticas, racionalizando e reutilizando-as naturalmente.

Estes são alguns dos pontos defendidos pelos industriais deste setor, que pregam principalmente o não radicalismo diante este assunto.

Campanha educativa

O Programa de Qualidade e Consumo responsável de Sacolas Plásticas (6 kg – sacola mais resistente) é realizado pela Plastivida (Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos), o INP (Instituto Nacional do Plástico) e a ABIEF, que há três anos promove a substituição das sacolas menos resistentes, pelas sacolas com mais resistência e qualidade, de acordo com a Norma ABNT NBR-14937. Uma ação que visa reduzir o consumo e mostrar à população o uso adequado deste produto.

TAGS:

Deixe seu comentário

0

 

Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, participará no Simtec 2011- Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia e Energia Canavieira, que ocorrerá de 14 a 17 de junho, no Engenho Central, em Piracicaba/SP.

O economista abordará o tema “Diretrizes Governamentais voltadas ao desenvolvimento da mobilidade”, durante o 3º Simpósio de Bioenergia SAE BRASIL, agendado para o dia 15 de junho. A palestra de Mercadante está marcada para às 11h40.

O 3º Simpósio de Bionergia Sae Brasil terá início às 8 horas, com credenciamento dos participantes. A abertura do evento será feita por Pedro Mizutani, vice-presidente executivo de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen. Também serão aborados os temas Motor Diesel Movido a Etanol, Uso de motor a Etanol em condições de alto rendimento e Projeto BEST – Ônibus Etanol.

Participarão da programação como palestrantes o diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco, Renato Mastrobuono; o diretor de Compras da DaimlerChrysler, Ricardo Santos e o presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar), Marcos Jank. Ao final do evento está prevista mesa redonda com os palestrantes e participantes.

Para o coordenador geral do Simtec, José de Jesus Vaz, a programação do simpósio está bastante atrativa e contribuirá para um enriquecimento do setor. “Os temas foram bem definidos e os especialistas discutirão assuntos atuais, o que possibilitará maior acesso as novidades e tecnologias do ramo sucroalcooleiro”, destaca.

 SERVIÇO:

3º Simpósio de Bioenergia SAE BRASIL

15 de junho – a partir das 8h – durante o Simtec 2011

Engenho Central – Piracicaba/SP

 www.simtec.com.br

TAGS: ,

Deixe seu comentário

0

Troféu Project of the Year Awards da CG/LA reconhece os melhores profissionais e as melhores práticas do setor de infraestrutura em cinco categorias diferentes

A CG/LA Infrastructure, consultoria especializada na realização de eventos voltados para infraestrutura, contemplou na manhã de hoje (11/maio) o Projeto da Refinaria Comperj com o Year Awards 2011 – nas categorias Projeto Estratégico de Infraestrutura do Ano e Projeto de Criação de Emprego do Ano. A homenagem foi concedida durante o 9º Latin American Leadership Forum (LALF9), que se encerra hoje no Hotel Copacabana Palace – Rio de Janeiro (RJ). Os projetos e os respectivos líderes idealizadores foram reconhecidos por promover os modelos que deverão proporcionar o desenvolvimento da infraestrutura na América Latina.

A premiação também destacou o Projeto de Geração de Energia (PEG-1-2010) da Guatemala, como Projeto de Engenharia do Ano; o Pedágio Urbano de Estradas em Bogotá (Colombia), como Projeto Financeiro do Ano; e o Projeto de Gerenciamento de Energia de São José dos Campos, para o Projeto de Inovação e Infraestrutura Verde do Ano.

“Temos de reconhecer estas lideranças que estão contribuindo para o desenvolvimento destes países, desta região. O fato é que a infraestrutura tornou-se prioridade para os governos, pois é parte primordial do futuro de um país em todos os sentidos – simbologicamente, culturalmente, fisicamente e estrategicamente“, afirma Norman F. Anderson, estrategista de infraestrutura pública e privada global, presidente e CEO da CG/LA Infrastructure.

Durante o evento foram discutidos os 25 melhores projetos de infraestrutura do Brasil, e outros 50 da América Latina. Neste ano, as palestras também têm trazido à tona os planos e oportunidades de negócios reais que deverão ocorrer dentro de 3 a 12 meses no Brasil.

TAGS: , , ,

Deixe seu comentário

BUSCA

CATEGORIAS

SOBRE O BLOG INDUSTRIAL

O Blog Industrial acompanha a movimentação do setor de bens de capital no Brasil e no exterior, trazendo tendências, novidades, opiniões e análises sobre a influência econômica e política no segmento. Este espaço é um subproduto da revista e do site P&S, e do portal Radar Industrial, todos editados pela redação da Editora Banas.

TATIANA GOMES

Tatiana Gomes, jornalista formada, atualmente presta assessoria de imprensa para a Editora Banas. Foi repórter e redatora do Jornal A Tribuna Paulista e editora web dos portais das Universidades Anhembi Morumbi e Instituto Santanense.

NARA FARIA

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), cursando MBA em Informações Econômico-financeiras de Capitais para Jornalistas (BM&F Bovespa – FIA). Com sete anos de experiência, atualmente é editora-chefe da Revista P&S. Já atuou como repórter nos jornais Todo Dia, Tribuna Liberal e Página Popular e como editora em veículo especializado nas áreas de energia, eletricidade e iluminação.

ARQUIVO

IBGE importação Perspectivas Oportunidade CNI PIB máquina Revista P&S Pesquisa Evento Feira Internacional da Mecânica inovação Meio Ambiente Industrial Artigo FIESP Investimento meio ambiente sustentabilidade #blogindustrial Lançamento máquinas e equipamentos mercado #revistaps Economia Feimafe tecnologia Feira indústria Site P&S Radar Industrial